A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet: a circulação a partir do conteúdo das postagens no Twitter e no Facebook // THE NEWS DYNAMICS ON SOCIAL NETWORKING SITES: THE CIRCULATION FROM THE CONTENT OF TWITTER AND FACEBOOK POSTS

Autores

  • Maíra de Cássia Evangelista de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.9754

Palavras-chave:

Jornalismo. Circulação. Redes sociais na internet.

Resumo

A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet diz respeito à etapa de circulação a partir da forma de apresentação e do conteúdo das postagens e a recirculação a partir das ações participativas dos usuários. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de categorização da circulação a partir do conteúdo das postagens (alerta, atualização, contextualização, impacto, convergência, colaboração e composto) e analisar como a notícia é construída no Twitter e no Facebook. O objeto empírico é formado por postagens publicadas em janeiro de 2013 nas contas do Twitter e do Facebook do portal jornalístico Estadão sobre o incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra de Cássia Evangelista de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-graduaçao em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2014-08-28