Mudanças nas rotinas de produção do jornalismo da Câmara dos Deputados: o processo de integração das mídias legislativas // CHANGES IN JOURNALISMO ROUTINES OF THE BRAZILIAN CHAMBER OF DEPUTIES: THE PROCESS OF INTEGRATION OF LEGISLATIVE MEDIA

Autores

  • Cristiane Brum Bernardes CEFOR/ Câmara dos Deputados
  • Sílvia Mugnatto Macedo IESP/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9724

Palavras-chave:

Câmara dos Deputados, Convergência midiática, Rotinas jornalísticas

Resumo

Este artigo investiga as repercussões da integração das equipes de reportagem dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados: TV Câmara, Rádio Câmara, Agência Câmara e Jornal da Câmara. A partir de questionário aplicado entre repórteres, editores e produtores, a análise foca o alcance das metas previstas pela direção da Secretaria de Comunicação da Câmara e o grau de satisfação dos profissionais com as novas rotinas e resultado de seu trabalho. Entre as conclusões, ressalta-se o fato de que, apesar do fim de algumas coberturas redundantes, não houve ampliação dos temas noticiados, aumento na diversidade das fontes utilizadas ou melhoria na qualidade do que é produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Brum Bernardes, CEFOR/ Câmara dos Deputados

Doutora em Ciência Política (2010) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Docente do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados. Pesquisadora visitante no Centro de Estudos Legislativos da Escola de Política, Filosofia e Estudos Internacionais da Universidade de Hull, no Reino Unido (2013). Tem experiência na área de Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislativo e internet, representação e participação política, internet e política no Brasil, relações entre campo midiático e campo político, comunicação pública, jornalismo popular.

Sílvia Mugnatto Macedo, IESP/UERJ

Doutoranda em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (1989) e mestrado em Ciência Política pelo Iuperj (2009). Atualmente é repórter da Coordenação de Jornalismo - Câmara dos Deputados.

Downloads

Publicado

2014-04-14