Cinema africano, utopia e política: a tomada de palavra em Bamako, de Abderrahmane Sissako // AFRICAN CINEMA, UTOPIA AND POLITICS: THE CAPTURE OF SPEECH IN BAMAKO, A FILM BY ABDERRAHMANE SISSAKO
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8946Palavras-chave:
cinema africano, utopia, tomada de palavra, políticaResumo
O presente artigo analisa a construção da utopia em Bamako (2006), filme do realizador mauritâno Abderrahmane Sissako. Investigamos o singular dispositivo forjado neste que é o seu quarto longa-metragem, através do qual o cinema assume a tarefa de transfigurar o espaço de fala ocupado pela África no imaginário contemporâneo, reescrevendo o presente e inventando um futuro. Primeiramente, trata-se de descrever, à luz do conceito de utopia, o dispositivo fílmico. Em seguida, tentamos compreender o tipo de engajamento que está em jogo no filme e o efeito político de seus elementos essenciais, a saber o espaço e a fala, que se revela como uma tomada de palavra.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.