Celebridades e ativismo: a voz dos famosos em defesa do casamento igualitário // CELEBRITIES AND ACTIVISM: THE VOICE OF THE FAMOUS IN THE DEFENSE OF EGALITARIAN MARRIAGE
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i2.8302Palavras-chave:
Narrativas-de-si, ativismo, mídias sociais, celebridades diplomatas/Self-narratives, activism, social media, celebrity diplomatsResumo
Nesse artigo, trabalhamos com a noção de “voz” como a capacidade de se criar, e ser reconhecido por criar, narrativas-de-si e sobre a vida. Seus princípios mais gerias sustentam que a voz é socialmente enraizada; é uma forma de agenciamento reflexivo; é um processo adquirido e que requer uma forma material que pode ser individual, coletiva ou distribuída. Argumentamos também como o fenômeno das mídias sociais tem levantado um debate intenso no campo dos direitos humanos sobre se o ativismo que daí surgiu tem algum impacto na luta contra os abusos dos direitos humanos. Petições on-line, por exemplo, vêem há muito tempo sendo utilizadas para fazer as pessoas tomarem consciência de algo e também para suscitar uma ação individual que signifique alguma mudança politica. Nosso intuito será entender as relações entre as mídias sociais e o ativismo, nesse inicio do século XXI, utilizando os princípios gerais da voz como categorias empíricas e analítcas, especialmente quando nos deparamos com novos gatekeepers que têm a habilidade de disseminar e dirigir as narrativas atuais, ou seja, as celebridades que, por estarem situadas em um ponto privilegiado dentro desse mundo interconectado, têm se tornado árbitros e guias de tópicos para conversação. In this paper, we work with the notion of "voice" as the capacity to make, and be recognized as making self-narratives and narratives about the world. Its most general principles hold that the voice is socially rooted, it is a form of reflective agency, is an acquired process and requires a material form that can be individual, collective or distributed. We also argue how the phenomenon of social media has raised an intense debate in the field of human rights on the activism that emerged there has some impact on the fight against human rights abuses. Online petitions, for example, seen in a long time being used to make people become aware of something and also to elicit a single action which means some change policy. Our aim is to understand the relationship between social media and activism, in the beginning of XXI century, using the general principles of the voice as empirical and analytical categories, especially when faced with new gatekeepers who have the ability to disseminate and direct current narratives, ie, the celebrities, which being located in a privileged spot within this interconnected world, have become referees and topic guides for conversation.Downloads
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