Livro de mesa: fetichismo editorial na sociedade do espetáculo // TABLE-TOP BOOKS: EDITORIAL FETISH FOR AN OSTENTATIOUS SOCIETY

Autores

  • Chico Barbosa PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.6965

Palavras-chave:

livro de mesa, coffee table book, fetichismo, coleção

Resumo

Esta pesquisa analisa o “livro de mesa” ou, para usar uma denominação mercadológica, o coffee table book como objeto com potencial para despertar fetichismos em colecionadores ocasionais ou bibliófilos. Coffee table book é uma maneira informal de se referir aos livros de concepção apurada e acabamento artístico e luxuoso que ficam expostos em ambientes sociais, em vez de acomodados em estantes ou até escondidos em prateleiras. Trabalhamos com a hipótese de que, por se tratar de obras com apelos visuais e sensoriais, a relação do consumidor com esses produtos se caracteriza mais por sentimentos vinculados à posse de algo do que propriamente pelos motivos que o levam a consultar os livros convencionais, a saber, ter acesso à informação e ao entretenimento.

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Biografia do Autor

Chico Barbosa, PUC-SP

Chico Barbosa é jornalista, editor da CBNEWS (www.cbnews.com.br), mestre e doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, onde desenvolve a tese “O papel do livro de mesa na sociedade do espetáculol”. É autor, entre outras obras, do coffee table book “A chave do sucesso – Como a Audi se tornou Cult” (CBNEWS, 2004), Prêmio Jabuti 2005, na categoria Projeto/Produção Editorial.

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Publicado

2014-04-14