Jornalismo empreendedor no Brasil: novos modos de fazer e o impacto no interesse público
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i1.69486Palavras-chave:
Jornalismo digital, desinformação, empreendedorismo, plataformas digitais, interesse públicoResumo
O jornalismo empreendedor e independente constitui um importante pilar do ambiente de produção de notícias no Brasil, em especial a partir do avanço da desinformação nas redes sociais nos anos 2010. O objetivo deste artigo é analisar o surgimento de veículos jornalísticos independentes para identificar seu impacto no interesse público, sob a luz do referencial teórico da Economia Política da Comunicação e de autores que pesquisam o jornalismo de plataforma e o capitalismo de vigilância. Como procedimentos metodológicos, utilizamos revisão bibliográfica, análise de conteúdo e um questionário on-line respondido por 82 jornalistas que fazem parte desses empreendimentos. Concluímos que, apesar da precariedade estrutural e dos desafios de financiamento para a sustentabilidade dos veículos analisados, o jornalismo praticado por eles hoje é um ator relevante e resiliente no cenário da comunicação no Brasil, promovendo temas de interesse público ao ocupar lacunas deixadas pela mídia hegemônica e atuando no combate à desinformação, devendo, diante disso, ser pesquisado e estudado.
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