Expandindo o conceito de ecossistema jornalístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i1.69441

Palavras-chave:

Ecossistema jornalístico, ecossistema socio-tecnológico, paradigma ecológico, , campo do jornalismo, interações sistêmicas

Resumo

O termo “ecossistema” é de uso recente na literatura em jornalismo e tem se sofisticado com a digitalização e as tecnologias de comunicação em redes online nas últimas décadas, mas ainda apresenta insuficiências. O objetivo deste artigo é expandir a configuração da noção de ecossistema jornalístico, executando três movimentos investigativos: a presença da expressão em artigos científicos disponíveis na plataforma Web of Science; uma análise de 38 relatórios com diagnósticos empíricos sobre transformações contemporâneas do jornalismo produzidos por três institutos internacionais reconhecidos em pesquisa sobre jornalismo – Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Tow Center for Digital Journalism (Universidade de Columbia) e Pew Research Center – em um período de 20 anos (2004 a 2023); e uma pesquisa em bibliografia de referência articulando trabalhos em perspectiva ecológica e estudos em jornalismo para a compreensão desses ambientes. A investigação constatou uma fragilidade nas noções de ecossistema jornalístico aplicadas nos relatórios e ofereceu um conjunto com seis características para sua delimitação: interações e interdependências; espacialidade e territorialidade; permeabilidade dos ecossistemas às tecnologias digitais; dinâmicas e relações de poder; fragmentações, resistências, dissidências e insurgências; e mutação contínua, hibridismo e fluidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Franciscato, Universidade Federal de Sergipe

Professor da Universidade Federal de Sergipe. Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e Especialização em Ciência Política pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Referências

AGUIAR, Sonia. Territórios do jornalismo: geografias da mídia local e regional no Brasil. Petrópolis: Vozes: Editora PUC-Rio, 2016.

ANDERSON, Christopher William. News ecosystems. In: WITSCHGE, Tamara; ANDERSON, Christopher William; DOMINGO, David; HERMIDA, Alfred (ed.). The SAGE handbook of digital journalism. London: Sage, 2016. p. 410-423.

ANDERSON, Christopher William; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Post-industrial journalism: adapting to the present. New York: Tow Center for Digital Journalism: Columbia Journalism School, 2012.

ARIAS-ROBLES, Félix; VALERO-PASTOR, José M.; CARVAJAL, Miguel. Dependencia y externalización tecnológica en las innovaciones periodísticas de los medios españoles (2014-2021). Doxa Comunicación, v. 37, p. 453-478, 2023. Doi: 10.31921/doxacom.n37a1834.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2003.

BENTES, Ivana. Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.

BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec: Polis, 2000.

BOLAÑO, César. A economia política da internet e da chamada convergência. In: BOLAÑO, César; HERSCOVICI, Alain; CASTAÑEDA, Marcos; VASCONCELOS, Daniel (org.). Economia política da internet. São Cristóvão: EdUFS: Fundação Ford, 2011. p. 19-85.

BROWNE, Harry. Foundation-funded journalism: reasons to be wary of charitable support. Journalism Studies, v. 11, n. 6, p. 889-903, 2010. DOI: 10.1080/1461670X.2010.501147.

CAMPONEZ, Carlos. Media e jornalismo de proximidade na era digital. Covilhã: LabCom Books, 2017.

CANAVILHAS, Joao. El nuevo ecosistema mediático. index.comunicación, v. 1, n. 1, p. 13–24, 2011. Disponível em: https://journals.sfu.ca/indexcomunicacion/index.php/indexcomunicacion/article/view/4. Acesso em: 25 maio 2023.

CAREY, James W. Canadian communication theory: extensions and interpretations of Harold Innis. In: ROBINSON, Gertrude Joch; THEALL, Donald F. (ed.). Studies in canadian communications. Montreal: McGill Programme in Communications, 1975. p. 27-59.

CARVAJAL, Miguel et al. Las innovaciones periodísticas más destacadas en España (2010-2020): características e impacto organizacional, industrial y social. Profesional de la información, v. 31, n. 3, 2022. Doi: 10.3145/epi.2022.may.04.

CASTELFRANCHI, Yurij. Por que comunicar temas de ciência e tecnologia ao público? (Muitas respostas óbvias… mais uma necessária). In: MASSARANI, Luisa (org.). Jornalismo e ciência: uma perspectiva ibero-americana. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 13–21.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. v. 1.

CASTELLS, Manuel. Communication Power. New York: Oxford University Press, 2009.

CHADWICK, Andrew. The hybrid media system: politics and power. New York: Oxford University Press, 2013.

DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. O que o jornalismo está se tornando. Parágrafo, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 7-21, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/478. Acesso em: 1º out. 2018.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1993.

IBARRA HERRERA, Daniela. Análisis discursivo en sistemas híbridos de medios: una aproximación metodológica. Logos, v. 30, n. 2, p. 314-330, 2020. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0719-32622020000200314. Acesso em: 3 jun. 2021.

INNIS, Harold A. Empire and Communications. Oxford: Clarendon Press, 1950.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2001.

LÓPEZ-GARCÍA, Xosé; VIZOSO, Ángel. Periodismo de alta tecnología: signo de los tiempos digitales del tercer milenio. Profesional de la información, v. 30, n. 3, 2021. DOI: 10.3145/epi.2021.may.01.

LÓPEZ-GARCÍA, Xosé; SILVA-RODRÍGUEZ, Alba; VÁZQUEZ-HERRERO, Jorge. Evolution, trends and future of native media: From avant-garde to the epicenter of the communications ecosystem. Profesional de la información, v. 32, n. 2, 2023.

MARTINS, Helena; BOLAÑO, César. Para uma crítica da economia política das plataformas digitais: a configuração de uma nova estrutura de mediação social. Contracampo, Niterói, v. 44, n. 1, 2025. Doi: 10.22409/contracampo.v44i1.65506.

MAST, Jelle; COESEMANS, Roel; TEMMERMAN, Martina. Hybridity and the news: Blending genres and interaction patterns in new forms of journalism. Journalism, v. 18, n. 1, p. 3-10, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1464884916657520. Acesso em: 20 set. 2025.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MOSCO, Vincent. The political economy of communication. 2. ed. London: Sage Publications, 2009.

MOSCO, Vincent. Economia Política do Jornalismo. In: CABRAL, Eula Dantas Taveira; DOURADO, Jacqueline Lima; LOPES, Denise Maria Moura da Silva; MARQUES, Renan da Silva (org.). Economia política do jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 43–67.

PARK, Robert E. Natural History of the Newspaper. In: Society: collective behavior, news and opinion, sociology and modern society. Illinois: The Free Press, 1955. p. 89-104.

PARK, Robert E. A Cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.). O Fenômeno Urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 26-67.

PAVLIK, John V. Transformation: examining the implications of emerging technology for journalism, media and society. Athens Journal of Mass Media and Communications, v. 1, n. 1, p. 9-24, 2015. DOI: 10.30958/ajmmc.1-1-1.

PICARD, Robert G. Twilight or new dawn of journalism? Journalism Studies, v. 15, n. 5, p. 500-510, 2014. Doi: 10.1080/1461670X.2014.895530.

REESE, Stephen D. The institution of journalism: Conceptualizing the press in a hybrid media system. Digital Journalism, v. 10, n. 2, p. 253-266, 2022. Doi: 10.1080/21670811.2021.1977669.

SALAVERRÍA, Ramón. Veinticinco años de evolución del ecosistema periodístico digital en España. In: SALAVERRÍA, Ramón; MARTÍNEZ-COSTA, María del Pilar (coord.). Medios nativos digitales en España: caracterización y tendencias. Salamanca: Comunicación Social, 2021. p. 21-35. Doi: https://doi.org/10.52495/c1.emcs.7.p92.

SCOLARI, Carlos A. Introducción: Ecología de los medios: de la metáfora a la teoría (y más allá). In: SCOLARI, Carlos A. (ed.). Ecología de los medios: entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa, 2015. p. 11-24.

SCOLARI, Carlos A. Media ecology: map of a theoretical niche. Quaderns del CAC, Barcelona, v. 13, n. 1, p. 17-25, 2010. Disponível em: https://www.cac.cat/sites/default/files/2019-04/Q34_Scolari_EN.pdf. Acesso em: 19 jan. 2024.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018.

VIANA, Natalia. O ano em que o WikiLeaks mudou o mundo. Agência Pública, São Paulo, 30 nov. 2020. Disponível em: https://apublica.org/2020/11/o-ano-em-que-o-wikileaks-mudou-o-mundo/. Acesso em: 3 ago. 2023.

VIANA, Natalia. O mundo é melhor depois dos vazamentos do WikiLeaks? Nexo Jornal, São Paulo, 2 set. 2024. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/o-mundo-e-melhor-depois-dos-vazamentos-do-wikileaks. Acesso em: 3 mar. 2023.

WAHL-JORGENSEN, Karin. The Chicago School and ecology: a reappraisal for the digital era. American Behavioral Scientist, v. 60, n. 1, p. 8-23, 2016. Doi: 10.1177/0002764215601709.

WIARD, Victor. News ecology and news ecosystems. Oxford Research Encyclopedia of Communication, 25 fev. 2019. Doi: 10.1093/acrefore/9780190228613.013.847.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Franciscato, C. E. (2025). Expandindo o conceito de ecossistema jornalístico. Contemporanea, 23(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i1.69441

Edição

Seção

Dossiê "30 anos de Jornalismo Digital"