Jornalismo automatizado e a cobertura das eleições do UOL: características e semelhanças
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i1.67640Palavras-chave:
Jornalismo automatizado, Cobertura Eleitoral, Algoritmos, Jornalismo OnlineResumo
Este estudo analisa a aplicação do jornalismo automatizado na cobertura das eleições municipais de 2024 feita pelo portal UOL, abordando a dificuldade de veículos de comunicação de abrangência nacional em cobrir em larga escala e em tempo real a rápida apuração dos resultados eleitorais no Brasil. É aplicada uma metodologia que combina análise de conteúdo e análise de cobertura jornalística para identificar padrões de estrutura e conteúdo nas notícias geradas por algoritmos a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral. Os resultados demonstram uma padronização estrutural e homogeneização do conteúdo, priorizando a agilidade na disseminação da informação à diversidade estilística e a profundidade analítica.
Downloads
Referências
AGUIAR, Sonia. Territórios do jornalismo: Geografias da mídia local e regional no Brasil. Brasília, DF: Vozes, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
BIROLI, Flávia. Limites da política e esvaziamento dos conflitos: o jornalismo como gestor de consensos. Revista Estudos Políticos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 6, p. 126-143, 2013.
CARLSON, The robotic reporter: automated journalism and the redefinition of labor, compositional forms, and journalistic authority. Digital Journalism, v. 3, n. 3, p. 416-431, 2015.
CLERWALL, Christer. Enter the robot journalist: users’ perceptions of automated news. Journalism Practice, v. 8, n. 5, p. 619–633, 2014.
COHEN, Sarah; HAMILTON, James T.; TURNER, Fred. Computational journalism. Communications of the ACM, v. 54, n. 10, p. 74-83, oct. 2011.
COOK, Timothy E. Governing with the news: the news media as a political institution. 2. ed. Chicago: The University Of Chicago Press, 2005.
COOK, Timothy E. O Jornalismo Político. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, DF, v. 6, n. 1, p. 203-247, 2011.
DIAKOPOULOS, Nicholas. Automating the news: How algorithms are writing the media. Cambridge: Harvard University Press, 2019.
GRAEFE, Andreas. Guide to Automated Journalism. Columbia Journalism Review, 7 jan. 2016. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/guide_to_automated_journalism.php. Acesso em: 31 out. 2025.
HALL, Stuart. et al. A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1999.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico 2022: Panorama. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acessado em: 14 mai. 2025
HERRMANN, Julián Durazo. Media, State and Society in Bahia, Brazil. Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, v. 12, n. 2, p. 98-119, 2016.
HOHLFELDT, Antonio. Deus escreve direito por linhas tortas: o romance-folhetim dos jornais de Porto Alegre entre 1850 e 1900. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
LAGE, Nilson. L. Estrutura da notícia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007. v. 1.
LINDÉN, Carl-Gustav. Algoritmos para jornalismo: o futuro da produção de notícias. Líbero, São Paulo, v. 21, n. 41, p. 5-27, jan./jun. 2018.
LOPEZOSA, Carlos et al. Use of generative artificial intelligence in the training of journalists: challenges, uses and training proposal. Profesional de la información, v. 32, n. 4, 2023.
MARQUES, Rafael Borges; OLIVEIRA, Mayllon Lyggon de Sousa; MAINIERI, Tiago. Comunicação pública, cidadania e big data: o caso do aplicativo Meu DigiSUS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019, Belém, 2-7 set. 2019. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2019. p. 1-15.
NEVEU, Érik. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Loyola, 2006.
PINTO, Moisés Costa; BARBOSA, Suzana. Inteligências artificiais (ias) no jornalismo digital brasileiro: contexto histórico e processos inovadores. In: CANAVILHAS, João; RODRIGUES, Catarina; GIACOMELLI, Fábio (org.) Comunicação artificial e jornalismo móvel: contextos, tendências, práticas e perspectivas. Covilhã: Labcom, 2024. v. 1. p. 1-270.
ROJAS TORRIJOS, José Luis; BRAN, Carlos Toural. Automated sports journalism. The AnaFut case study, the bot developed by El Confidencial for writing football match reports. Doxa Comunicación, Madri, n. 29, p. 235-254, 2019.
SALAVERRÍA, Ramón. Digital journalism: 25 years of research. Review article. El Profesional de la Información, v. 28, n. 1, e280101, 2019
SANTOS, Márcio Carneiro dos. Narrativas automatizadas e a geração de textos jornalísticos: a estrutura de organização do lead traduzida em código. Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, v. 12, n. 1, p. 60-185, 2016.
SEGABINAZZI, Tiago; MAZZARINO, Jane Márcia. Modernidade em movimento: jornalismo e tecnologias digitais. Revista Latinoamericana de Ciencias de La Comunicación, São Paulo, v. 14, n. 27, p. 246-257, 2017.
SILVA, Gislene; MAIA, Flávia Dourado. Análise de cobertura jornalística: um protocolo metodológico. Rumores, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 18-36, 2011.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Fronteiras híbridas: o jornalismo e suas múltiplas delimitações. In: TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa; SANTOS, Marli dos (org.). Fronteiras híbridas do jornalismo. Curitiba: Appris, 2015.
TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1999.
TUCHMAN, Gaye. Making News: A Study in the Construction of Reality. New York: The Free Press, 1978.
TÚÑEZ-LÓPEZ, José Miguel; BRAN, Carlos Toural; VALDIVIEZO ABAD, Cesibel. Automation, bots and algorithms in newsmaking. Impact and quality of artificial journalism. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna, n. 74, p. 1411-1433, 2019.
TÚÑEZ-LÓPEZ, José Miguel; BRAN, Carlos Toural; NOGUEIRA, Ana Gabriela Frazão. From data journalism to robotic journalism: the automation of news processing. In: VÁZQUEZ-HERRERO, Jorge; DIREITO-REBOLLAL, Sabela; SILVA-RODRÍGUEZ, Alba; LÓPEZ-GARCÍA, Xosé (ed.). Journalistic metamorphosis: media transformation in the digital age. Cham: Springer International Publishing, 2020. p. 17-28.
VERRI, Francisco. Na trilha regional: cobertura governamental em veículos tradicionais de comunicação. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2021.
VICENTE, Paulo Nuno; SOTERO, José; FLORES, Ana Marta M. Jornalistas e inteligência artificial: perceções, práticas, desafios e oportunidades. Lisboa: Observatório Social para a Inteligência Artificial & Dados Digitais, 2025.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 4. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1995.
ZANDOMÊNICO, Regina. Inteligência artificial e jornalismo: implicações na redação de notícias e na aquisição do conhecimento. Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Verri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.