Wikipédia como um sistema adaptativo complexo: auto-organização e emergência na produção por pares // WIKIPEDIA AS AN COMPLEX ADAPTIVE SYSTEM: SELF- ORGANIZATION AND EMERGENCE IN PEER PRODUCTION

Autores

  • Carlos Frederico de Brito d'Andréa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6454

Palavras-chave:

Wikipédia, Sistemas Adaptativos Complexos, Produção por pares

Resumo

No artigo discutimos e analisamos a edição colaborativa da Wikipédia à luz de duas características fundamentais dos sistemas adaptativos complexos: auto-organização e emergência. Iniciamos com uma aproximação conceitual entre a produsage por pares em rede na internet e a teoria da complexidade, que ressalta a interdependência entre as partes que atuam ou influenciam um sistema em busca de um equilíbrio dinâmico. Em seguida, discutimos a edição de cinco “Biografias de Pessoas Vivas” de personalidades brasileiras na Wikipédia em português, visando entender como os processos editoriais potencialmente auto-organizados e emergentes se desenrolaram a partir das interações entre os agentes. Após a apresentação e discussão dos dados, discutimos os desafios de se conciliar a ordem e a abertura no desenvolvimento da “enciclopédia que todos podem editar”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Frederico de Brito d'Andréa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Estudos Linguísticos e professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2012-12-22