Jornalismo e Mídias Sociais: A representação da memória coletiva através das apropriações no especial multimídia #memorial1109 // Journalism and social media: the representation of collective memory through appropriations on the multimedia special #memori

Autores

  • Gabriela da Silva Zago UFRGS
  • Ana Lúcia Migowski da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.6423

Palavras-chave:

jornalismo, memória coletiva, apropriação

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir a representação da memória coletiva através das apropriações observadas nos tweets feitos por interagentes ao participarem do especial multimídia #memorial1109, promovido pelo jornal Zero Hora, do Sul do Brasil. Os tweets analisados permitem observar como aparecem as relações entre o 11 de setembro, o jornalismo, as hashtags propostas pela organização e a efetiva apropriação por parte dos usuários. Os resultados apontam para uma apropriação da hashtag, por parte dos interagentes, visando agendar determinadas discussões e acionando certas memórias no âmbito do especial promovido pela organização jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Zago, UFRGS

Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no curso de Design Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ana Lúcia Migowski da Silva, UFRGS

Mestranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2013-03-28