Fitas analógicas em plataformas digitais: a (re) construção do discurso telejornalístico com fitas VHs e fitas cassetes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i1.63274

Palavras-chave:

Fitas VHS, GLOBOPLAY, Regimes de verdade, Foucault, Tortura

Resumo

Este artigo compõe uma reflexão sobre uma prática em contínua atualização, imposta em especial pelo desenvolvimento das tecnologias audiovisuais: a manipulação de imagens audiovisuais em contextos específicos para fins diversos. Mais especificamente discute, no mundo contemporâneo, a permanente construção e reconstrução da verdade na produção do visível, a partir do uso de arquivos de imagens VHS na série documental Caso Evandro, lançada na plataforma Globoplay. Imagens audiovisuais jornalísticas relacionadas a grandes acontecimentos e anunciadas por suas fontes de emissão como “documentos verdadeiros” existiram em tempos pré-internet, mas eram exibidas predominantemente no circuito dos telejornais. Todavia, argumentamos que estes arquivos vêm adquirindo “vidas póstumas” e são reciclados e ressignificados. Tais imagens, além de manipuladas por diversos processos de montagem e sonorização, atendem a contextos políticos e sociais específicos.

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Biografia do Autor

Ariane Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação com pós-doutorado em História e em Literatura Comparada. Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do curso de Estudos de Mídia da UFF.

Pedro Cezar Duarte Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação em Comunicação na Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2025-05-26

Edição

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Artigos