Fitas analógicas em plataformas digitais: a (re) construção do discurso telejornalístico com fitas VHs e fitas cassetes
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i1.63274Palavras-chave:
Fitas VHS, GLOBOPLAY, Regimes de verdade, Foucault, TorturaResumo
Este artigo compõe uma reflexão sobre uma prática em contínua atualização, imposta em especial pelo desenvolvimento das tecnologias audiovisuais: a manipulação de imagens audiovisuais em contextos específicos para fins diversos. Mais especificamente discute, no mundo contemporâneo, a permanente construção e reconstrução da verdade na produção do visível, a partir do uso de arquivos de imagens VHS na série documental Caso Evandro, lançada na plataforma Globoplay. Imagens audiovisuais jornalísticas relacionadas a grandes acontecimentos e anunciadas por suas fontes de emissão como “documentos verdadeiros” existiram em tempos pré-internet, mas eram exibidas predominantemente no circuito dos telejornais. Todavia, argumentamos que estes arquivos vêm adquirindo “vidas póstumas” e são reciclados e ressignificados. Tais imagens, além de manipuladas por diversos processos de montagem e sonorização, atendem a contextos políticos e sociais específicos.
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