ASSISTIR JUNTOS, À DISTÂNCIA: CINECLUBISMO E PLATAFORMAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.59233

Palavras-chave:

Cineclubismo, Plataformas digitais, pandemia de covid-19

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as ações on-line de cineclubes do estado do Espírito Santo durante a pandemia de covid-19. Nas primeiras seções, apresentamos alguns trabalhos relacionados à nossa pesquisa, e dissertamos sobre as relações entre cineclubismo, cultura audiovisual em rede e território. Mais à frente, são disponibilizados os dados coletados em pesquisa documental e entrevistas em profundidade com representantes de cinco cineclubes. O estudo conseguiu identificar 117 cineclubes que atuaram no Espírito Santo entre 2003 e 2022, sendo que 29 deles tiveram atividades pela internet durante a pandemia. Por fim, concluímos que a tendência dos cineclubes no pós pandemia é focar em encontros presenciais, na contramão da conectividade excessiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom-UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Mackenzie. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de comunicação e cultura, com ênfase em estudos sobre narrativas audiovisuais. No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre produção audiovisual das periferias e atualmente investiga as relações entre audiovisual (cinema e TV) e cibercutura, transformações da audiovisualidade na interface com a cibercultura e os fenômenos sociais, culturais, econômicos e políticos decorrentes desse processo, com foco em estudos sobre modos de produção e de consumo de materiais audiovisuais que engendram novas formas discursivas e narrativas; sociabilidades e novas territorialidades no contexto da cibercultura; narrativas periféricas e o discurso das minorias, em especial a partir do estudo de processos e produtos vinculados ao campo do audiovisual e da cibercultura. Coordena o grupo de pesquisas em Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT). 

Referências

ARANTES, P. Memória, Arquivo e Curadoria na Cultura Digital. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 94-108, fev./maio 2019.

BAMBA, M. Ciber-cinefilia e outras práticas espectatoriais mediadas pela internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […].

São Paulo: Intercom, 2005. Disponível em: http://mahomedbamba.com/site/wp-content/uploads/ 2017/12/011-1.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

CANNITO, N. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócios. São Paulo: Summus, 2010.

CORREIA, F. Cine Falcatrua completa 10 anos de criação. Universitária FM, Vitória, 24 jan. 2013. Disponível em: https://universitariafm.ufes.br/noticias/cine-falcatrua-completa-10-anos-de-criacao. Acesso em: 19 set. 2024.

COSTA JÚNIOR, H. M. O onírico desacorrentado: o movimento cineclubista brasileiro (do engajamento estético à resistência política nos anos de chumbo — 1928 – 1988). 2015. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/ teses/disponiveis/8/8138/tde-31072015-153224/pt-br.php. Acesso em: 18 dez. 2022.

ESPÍRITO SANTO. Governo do Estado; Secretaria de Estado da Cultura. Edital de seleção de projetos nº 14/2023. Vitória: Governo do Estado, 2023. Disponível em: https://secult.es.gov.br/Media/Secult/PDF/2023/Editais-2023/EDITAL%2014%20%20DIFUSAO%20AUDIOVISUAL.pdf. Acesso em: 20 maio 2024.

FERREIRA, R. A. Consumo cinéfilo e o prazer da raridade. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2871. Acesso em: 21 mar. 2022.

GUTIÉREZ-MANJÓN, S.; ÁLVAREZ-GARCÍA, S.; MENA-MUÑOZ, S. Visionado colectivo de cine en la red social Twitch por parte de ‘centennials’: estudio de caso. index.comunicación, Madrid, v. 12, n. 1, p. 205-234, 2022. Disponível em: https://indexcomunicacion.es/index.php/indexcomunicacion/article/view/893. Acesso em: 19 set. 2024.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102040. Acesso em: 4 fev. 2024.

IBGE. Espírito Santo: Panorama. Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, c2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/panorama. Acesso em: 17 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Artigos