África Brasil (1976): uma análise midiática do álbum de Jorge Ben Jor // África Brasil (1976): mediatic analisys of the album from Jorge Ben Jor
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5820Palavras-chave:
Gênero Musical, Jorge Ben Jor, Música Popular MassivaResumo
O presente artigo é um estudo das dinâmicas do gênero musical articuladas à interpretação de marcas estilísticas mobilizadas como estratégias de endereçamento inseridas na obra de Jorge Ben Jor. Para isso, é realizada a análise midiática de um de seus discos mais representativos, o álbum África Brasil (Philips, 1976), articulando-se também as noções de música popular massiva e dicção da canção. O corpus analítico é composto pelas duas canções de trabalho do disco, Xica da Silva e África Brasil (Zumbi). Neste sentido, através deste exercício metodológico, tentamos compreender como são estruturadas as gramáticas dos gêneros musicais no interior do produto musical, levando-se em consideração também suas dinâmicas de produção de sentido no interior da música popular massiva brasileira e internacional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.