Performing electronic dance music: mimesis, reflexivity and the commodification of listening // “Performando” a música eletrônica dançante: mímese; reflexividade e a comodificação da escuta

Autores

  • Carlo Nardi University of Northampton

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5815

Palavras-chave:

música eletrônica dançante, reflexividade, mímese, intersensorialidade, comodificação, performance.

Resumo

Modificações recentes na economia musical induziram alguns músicos da cena de música eletrônica dançante a adaptarem seus repertórios para a performance de concerto. Entretanto, essa conversão apresenta seus próprios problemas, uma vez que a música eletrônica dançante baseada em operações aditivas, programações e na fusão de papéis, resiste a uma extensa performance ao vivo. Pretende-se examinar algumas das estratégias que músicos estão adotando a fim de trazer para a performance um elemento de atualidade, focando nas implicações sensoriais desse processo. O concerto no palco, contudo, desafia não apenas os modos de produção mas também a ideologia da cultura “club”, que é baseada na participação e inclusividade. A mímese, como meio de estabelecer contato e identificação com a audiência, permite superar a divisão imposta pelo palco. Por outro lado, a reflexividade, como forma de dar conhecimento dos diferentes papeis desempenhados, se contrapõe ao ato mimético e restaura a distinção entre audiência e músico, comprovando assim a condição que levou a essa transformação e que implica, em primeiro lugar, a comodificação da experiência musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Nardi, University of Northampton

Associate Lecturer at the University of Northampton. His work has focused on the use of technology from a sensory perspective, authorship in relation to technological change, coercive music practices, the organisation of labour in music-making and Indian film music. In 2011 he was elected General Secretary of IASPM, the International Association for the Study of Popular Music.

Downloads

Publicado

2012-04-06

Edição

Seção

New Section Title Here