Tecnologias da Comunicação, Horror e Ficção Científica // Communication Technologies, horror and science fiction
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5674Palavras-chave:
1. Cinema 2. Brasil 3. Horror. 4. Ficção Científica. 5. Tecnologias da comunicaçãoResumo
Este artigo propõe uma análise de três longas-metragens brasileiros dos anos 1970 cujas tramas traziam a fantasia de um retorno violento do passado articuladas ao interesse pelas possibilidades de exploração de universos desconhecidos através de tecnologias de comunicação. O que se pretende investigar é como um universo cultural altamente vinculado ao misticismo em torno de vidas passadas e de maldições ancestrais encontrou espaço para ligar-se ao imaginário tecnológico, repetindo um fenômeno verificado em várias cinematografias nacionais, mas que ganhou, no Brasil, algumas características particulares.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.