A maternidade e a distinção de classe nas narrativas de mulheres de Claudia e Zero Hora // Maternity and class distinction within women’s narratives
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5435Palavras-chave:
jornalismo, maternidade, classe socialResumo
O artigo se propõe analisar dois conjuntos de narrativas de mulheres veiculadas em duas plataformas da mídia impressa: o jornal Zero Hora (maio de 2008) e a revista Claudia (maio de 2011). Ambas denominam as protagonistas das histórias de “mães coragem”. Pretende-se destacar as diferenças decorrentes das distintas posições de classe social, reveladas através dos valores associados ao papel de mãe, exercido por essas mulheres. Este estudo contempla as bases metodológicas dos estudos culturais, ao qual se associa uma perspectiva cultural do jornalismo, entendendo o texto jornalístico como naturalmente impregnado por sistemas simbólicos, convenções e valores. Os resultados da análise revelam que ZH e Claudia colocam em circulação representações que reduzem a identidade feminina ao exercício da maternidade. No entanto, em relação às diferentes posições de classe, ZH cria a falsa impressão que nossos problemas sociais podem ser resolvidos, bastando para isso empenho e mérito individual das mulheres-mães de classes desprivilegiadas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.