Tinindo trincando: contracultura e rock no samba dos Novos Baianos // “Tinindo trincando”: counterculture and rock in Novos Baianos’s samba
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5342Palavras-chave:
Novos Baianos, Contracultura, RockResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir aspectos vinculados à contracultura e ao rock na produção musical dos Novos Baianos nos anos 1970. Tendo como pano de fundo o contexto da música popular na década, dois pontos serão discutidos: a leitura particular da contracultura feita pelo grupo, e a experimentação percebida nas misturas do rock com gêneros populares brasileiros. As características contraculturais – segundo Roszak (1972), Muggiatti (1981), Goffman e Joy (2007), Risério (2005), Dunn (2001; 2002) – serão observadas a partir das memórias de um dos líderes do grupo, o letrista Luiz Galvão, no livro Anos 70: novos e baianos (1997), e a partir de cenas do filme Novos Baianos F.C., de Solano Ribeiro (1973). Algumas canções gravadas na década indicarão as formas de uso dos elementos estéticos do rock, em especial nos arranjos de guitarra do músico Pepeu Gomes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.