O “BAILE” DE FBC: APONTAMENTOS SOBRE A MÚSICA POP-PERIFÉRICA CONTEMPORÂNEA DE BELO HORIZONTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i1.50705

Palavras-chave:

FBC, Gênero Musical, música pop-periférica

Resumo

O artigo pretende analisar, a partir da noção de música pop-periférica, algumas particularidades que contextualizam as cenas de rap e funk eletrônico em Belo Horizonte atual mente. Propomos um exame centralizado no rapper FBC até o seu último álbum, Baile, entendendo que esta trajetória enreda em seus aspectos líricos, sônicos, performáticos e comunicacionais, complexidades de uma reconfiguração da produção musical brasileira, a partir da leitura de Pereira de Sá (2021). Abordando historicamente as relações entre música e território com os debates sobre cenas e gêneros musicais, sublinhamos como as dinâmicas entre centro e periferia presentes no rap e no funk locais ajudam a singularizar a ascensão de novos atores como FBC. Destacando os atravessamentos pop, midiáticos e criativos que marcam a sua produção, analisamos Baile como um espaço possível para a compreensão destes processos, entendidos como parte da música pop-periférica contem porânea da cidade.

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Biografia do Autor

Thiago Pereira Alberto, Universidade Federal Fluminense

Pós Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense com estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto em Portugal. Possui Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013).

Bruna Corrêa Vilela

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018).

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Publicado

2024-03-19

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Artigos