O “BAILE” DE FBC: APONTAMENTOS SOBRE A MÚSICA POP-PERIFÉRICA CONTEMPORÂNEA DE BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i1.50705Palavras-chave:
FBC, Gênero Musical, música pop-periféricaResumo
O artigo pretende analisar, a partir da noção de música pop-periférica, algumas particularidades que contextualizam as cenas de rap e funk eletrônico em Belo Horizonte atual mente. Propomos um exame centralizado no rapper FBC até o seu último álbum, Baile, entendendo que esta trajetória enreda em seus aspectos líricos, sônicos, performáticos e comunicacionais, complexidades de uma reconfiguração da produção musical brasileira, a partir da leitura de Pereira de Sá (2021). Abordando historicamente as relações entre música e território com os debates sobre cenas e gêneros musicais, sublinhamos como as dinâmicas entre centro e periferia presentes no rap e no funk locais ajudam a singularizar a ascensão de novos atores como FBC. Destacando os atravessamentos pop, midiáticos e criativos que marcam a sua produção, analisamos Baile como um espaço possível para a compreensão destes processos, entendidos como parte da música pop-periférica contem porânea da cidade.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Polén, 2019.
ALBERTO, T. P. Vida Pop: representações e reconhecimentos da cultura pop em ficções de Nick Hornby. Curitiba: Appris, 2021.
ALBUQUERQUE, G.; JANOTTI JUNIOR, J. Perspectivas políticas da rede de música pop periférica brasileira e feats internacionais da Kondzilla. Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura, [s. l.], v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3748/2466 Acesso em: 20 jan. 2022.
ALBUQUERQUE, G. KondZilla e redes de música pop periférica: estética, mercado e sentidos políticos. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação Social, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
BAILE. [Compositores e intérpretes]: FBC, VHOOR. [S. l.]: UFFÉ, 2021.
CHAMPS-ÉLYSÉES. Intérprete: FBC. Compositor: FBC; VHOOR; WRM. ln: OUTRO Rolê. Intérprete: FBC & VHOOR. [S. l.]: WRM, 2021. Lado A, faixa 1 (2 minutos e 50 segundos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y1BMlOEqVl4. Acesso em: 5 fev. 2024.
DEFF, R. Negritude, hip hop e território: BH canta e dança. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
FERNANDES, C. S.; TROTTA, F. C.; HERSCHMANN, M. M. Não pode tocar aqui!? Territorialidades sônico-musicais cariocas produzindo tensões e aproximações envolvendo diferentes segmentos sociais. E-compós, Brasília, DF, v. 18, n. 2, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1132. Acesso em: 20 jan. 2022.
FBC - Podpah #279. [S. l.: s. n.], 11 nov. 2021. 1 vídeo (153 min). Publicado pelo canal Podpah. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2iqjc8B6prQ&t=5502s. Acesso em: 13 jan. 2022.
FBC. #Padrim? 15/11? Conheça o rapper FBC, que mobilizou a internet para falar do disco dele. [S. l.], 14 nov. 2019. Twitter: @mcfbc_oficial. Disponível em: https://twitter.com/i/events/1195091295754014720. Acesso em: 12 fev. 2022.
FISKE, J. Understanding popular culture. 2. ed. London: Routledge, 2010.
HAESBAERT, R. Viver no Limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
JANOTTI JUNIOR, J. À procura da batida perfeita: a importância do Gênero musical para a análise da música popular massiva. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 31-46, 2003. Disponível em: https://ecopos.emnuvens.com.br/eco_pos/article/view/1131/1072
ANOTTI JUNIOR, J.; PEREIRA DE SÁ, S. Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital. Galáxia, São Paulo, n. 41, p. 128-149, maio/ago. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/39963. Acesso em fev. 2024.
KALUŽA, J. Reality of Trap: Trap Music and its Emancipatory Potential. IAFOR Journal of Média, Communication & Film, [Nagoya], v. 5, n. 2, summer 2018.
MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MIRANDA, A. FBC: uma cria do duelo de MCs. BHZ, [Belo Horizonte], 12 nov. 2021. Disponível em: https://bhaz.com.br/guia bhaz/fbc-cria-duelo-mcs-bh-lanca-com-vhoor-album-baile/#gref. Acesso em: 5 mar. 2022. O MAIOR salve da história do PODPAH podcast | FBC no PODPAH | RAP Cortes. [S. l.: s. n.], 11 nov. 2021. 1 vídeo (12 min). Publicado pelo canal RAP Cortes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zRCvoxcwlQY. Acesso em: 20 jan. 2022.
PEREIRA DE SÁ, S. Música pop-periférica brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital. Curitiba: Appris, 2021.
PEREIRA DE SÁ, S. Will Straw: cenas musicais, sensibilidades, afetos e a cidade. In: JANOTTI JUNIOR, J.; GOMES, I. M. M. (org.). Comunicação e estudos culturais. Salvador: Edufba, 2011. p. 147-162.
RAP da UFFÉ. [Compositores e intérpretes]: FBC, VHOOR. In: BAILE. [Compositores e intérpretes]: FBC, VHOOR. [S. l.]: UFFÉ, 2021. Faixa 3.
ROCHA, C. Popular e perseguido, funk se transformou no som que faz o Brasil dançar. NEXO, [s. l.], 22 out. 2017. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2017/10/22/Popular-e-perseguido-funk-se-transformou-no-som-que-faz-o Brasil-dan%C3%A7ar. Acesso em: 18 ago. 2023.
SOARES, T. Abordagens teóricas para estudos sobre cultura pop. Logos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, 2014.
STRAW, W. Scenes and sensibilities. E-Compós, Brasília, DF, v. 6, 2006. Disponível em: https:// www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/83. Acesso em: 20 jan. 2022.
VEM pro baile. [Compositores e intérpretes]: FBC, VHOOR. In: BAILE. [Compositores e intérpre tes]: FBC, VHOOR. [S. l.]: UFFÉ, 2021. Faixa 1.
XEXÉO, A. O funk, o espelho e o reflexo. O proibidão está aí. Machista, homofóbico, promoven do bailes onde traficantes aparecem armados. O Globo, [Rio de Janeiro], 5 jun. 2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/o-funk espelho-o-reflexo-19444390. Acesso em: 18 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alberto PEREIRA PEREIRA ALBERTO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.