Engenhos de visualização e 'modos de ver': um outro discurso sobre a 'arché' fotográfica // Engines of visualization and “ways of seeing”: another discourse on the photographic arché

Autores

  • Benjamim Picado universidade federal fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i1.4924

Palavras-chave:

fotografia, discurso visual, dispositivo

Resumo

Pretende-se examinar aqui algumas questões relativas às vertentes das teorias da fotografia que investem com mais força na valorização das condicionantes técnicas de sua origem: chamadas de “argumentos do dispositivo”, estas teorias continuam nutrindo fortemente o modo de se pensar certas questões relativas à significação das imagens fotográficas, sobretudo enfatizando no debate sobre este status semiótico os pressupostos ontológicos sobre uma suposta natureza ou origem da fotografia e de seu dispositivo de rendição. Procuramos examinar as matrizes deste discurso, a partir das relações entre duas grandes vertentes de desenvolvimento das teorias da fotografia, aquela mais própria à pragmática (representada pelo ensaio L’Image Precaire, de Jean-Marie Schaeffer) e o debate sobre o caráter representacional da fotografia (numa série de escritos publicados durante os anos 70 e 80 do último século, em Critical Inquiry).

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Biografia do Autor

Benjamim Picado, universidade federal fluminense

doutor em comunicação e semiótica (puc-sp), docente permanente do programa de pós-graduação em comunicação da universidade federal fluminense

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Publicado

2011-05-31