A perspectiva comunicacional em Sokúrov: Aparelho cinematográfico e monólogo interior // The communicational perspective in Sokurov: Film apparatus and interior monologue
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i1.4883Palavras-chave:
Sokúrov, Déotte, AparelhosResumo
Este artigo procura analisar a obra do cineasta russo Alexandr Sokúrov (1951- ), e em particular seu filme Arca Russa (Sokurov, 2002) a partir da perspectiva comunicacional de uma “época dos aparelhos”, elaborada por Jean Louis Déotte (2004). Além de se rever criticamente as teorias de Deótte por relação a este filme e, o artigo irá propor a extensão da idéia de fluxo contínuo do aparelho cinematográfico como uma das fontes da poética de Sokúrov, relacionando este fluxo com a noção de monólogo interior na obra deste realizador.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.