Estigmas sociais em narrativas audiovisuais: consolidação e transgressão

Autores

  • Rosana Lima Soares USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4803

Palavras-chave:

Mídias, Estigmas sociais, Cinema brasileiro.

Resumo

Tomando como ponto de partida a articulação mídias e estigmas sociais, este artigo aponta aspectos relacionados às suas redundâncias e ressonâncias em discursos audiovisuais. Para além da hipótese inicial de que as mídias, em suas variadas manifestações, operam como lugar de reforço (permanência) dos estigmas – percebida na análise de jornais impressos, revistas e telejornais –, ensaiamos uma outra possibilidade: a de nelas demonstrar a transposição (ruptura) de estigmas sociais. Apontar nos discursos midiáticos os espaços de manutenção ou de transformação dos estigmas é tarefa que nos propomos realizar a partir de resultados encontrados tomando como base filmes brasileiros exibidos em circuito comercial. Estendendo os argumentos apresentados e aplicando-os a um conjunto de filmes (documentais/ficcionais), pretendemos ainda levantar questionamentos sobre a temática tratada.

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Biografia do Autor

Rosana Lima Soares, USP

Doutora em Ciências da Comunicação e professora no Departamento de Jornalismo e no Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da USP. Autora de Margens da Comunicação: Discurso e Mídias (São Paulo, Fapesp/Annablume, 2009).

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Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

Artigos