JUSTIFICATIVAS EM CAMPANHAS DE DESMONETIZAÇÃO CONTRA NOTÍCIAS FALSAS E DISCURSO DE ÓDIO: RESPOSTAS DO MOVIMENTO SLEEPING GIANTS BRASIL ÀS ACUSAÇÕES DE CENSURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i2.47531

Palavras-chave:

liberdade de expressão, discurso de ódio, notícias falsas, desmonetização, censura

Resumo

Inspirados em experiências internacionais do movimento Sleeping Giants, desde maio de 2020, usuários brasileiros de redes sociais como o Twitter têm denunciado anunciantes e plataformas de financiamento de sites acusados de disseminar desinformação e discurso de ódio. Este trabalho avalia quais os critérios apresentados para justificar essas campanhas de desmonetização, considerando como os responsáveis pelas contas do Sleeping Giants Brasil explicam suas escolhas de alvos e o que consideram ser notícias falsas e discurso ofensivo. O trabalho avalia como o movimento responde a críticas e questionamentos de usuários de redes sociais, esclarecendo suas escolhas, publicando conteúdos que funcionam como explicações de seus métodos e que são apresentados como materiais educativos para expor ao público as dificuldades na definição de limites para a liberdade de expressão em redes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015), com bolsa Capes, realizou doutorado-sanduíche (PDSE-Capes) na Universidade do Minho (Braga, Portugal - 2014). Docente e pesquisador com projeto de pesquisa com auxílio da FAPESP – processo nº 2020/15055-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Líder do grupo de pesquisa CHECAR (Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação) da UMESP e membro fundador do grupo de pesquisa MidiAto (Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas) da ECA-USP. Faz parte da Rede Metacrítica (Rede de Pesquisa em Cultura Midiática) e da RNCD (Rede Nacional de Combate à Desinformação). E-mail: ivan.paganotti@metodista.br

Referências

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Nashville, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017. Disponível em: https://pubs.aeaweb.org/doi/pdfplus/10.1257/jep.31.2.211. Acesso em: 9 dez. 2021.

BEZERRA, Arthur Coelho; BORGES, Juliano. Sleeping Giants: a ofensiva moral dos gigantes adormecidos contra o novo regime de desinformação. EPTIC, São Cristóvão, v. 23, n. 1, p. 178-195, 2021. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/15348. Acesso em: 30 dez. 2021.

BORDEN, Sandra; TEW, Chad. The role of journalist and the performance of journalism: ethical lessons from “fake” news (seriously). Journal of Mass Media Ethics, Abingdon, v. 22, n. 4, p. 300-314, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08900520701583586?needAccess=true. Acesso em: 9 dez. 2021.

BRAINER, Adriano. Algoritmos, transparência e esfera pública: a imbricada relação entre forças midiatizadas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 19., 2021, [s. l.]. Anais eletrônicos [...]. [S. l.]: Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/sbpjor-2021/papers/algoritmos--transparencia-e-esfera-publica--a-imbricada-relacao-entre forcas-midiatizadas. Acesso em: 30 dez. 2021.

BRAUN, Joshua A.; COAKLEY, John D.; WEST, Emily. Activism, Advertising, and Far-Right Media: The Case of Sleeping Giants. Media and Communication, Lisboa, v. 7, n. 4, p. 68-79, 2019. Disponível em: https://www.cogitatiopress.com/mediaandcommunication/article/view/2280. Acesso em: 9 dez. 2021.

BUCCI, Eugênio. Pós-política e corrosão da verdade. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 19-30, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146574/140220. Acesso em: 9 dez. 2021.

CARVALHO, Lucas Borges de. A democracia frustrada: fake news, política e liberdade de expressão nas redes sociais. Internet & Sociedade, São Paulo, n. 1, v. 1, p. 172-199, 2020. Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/wp-content/uploads/2020/02/ilab.01.revista01_0214-Barrastado-2.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

DEMARCHI, Carlos Henrique. A campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”

como contraposição aos produtos da cultura de massa na TV brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/89367. Acesso em: 30 dez. 2021.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003.

FGV DAPP. Discurso de ódio em ambientes digitais: definições, especificidades e contexto da discriminação on-line no Brasil a partir do Twitter e do Facebook. Rio de Janeiro: FGV DAPP, 2021. Disponível em: https://democraciadigital.dapp.fgv.br/estudos/discurso-de-odio-em-ambientes-digitais. Acesso em: 30 dez. 2021.

FORTUNA, Paula; NUNES, Sérgio. Survey on automatic detection of hate speech in text. ACM Computing Surveys, [s. l.], v. 51, n. 4, jul. 2018. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3232676. Acesso em: 30 dez. 2021.

FREITAS, Riva Sobrado de; CASTRO, Matheus Felipe. Liberdade de expressão e discurso do ódio: um exame sobre as possíveis limitações à liberdade de expressão. Sequência, Florianópolis, v. 34, n. 66, p. 327-355, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2013v34n66p327/25072. Acesso em: 30 out. 2023.

GOMES, Wilson da Silva; DOURADO, Tatiana. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 33-45, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p33/41754. Acesso em: 30 out. 2023.

HAIGH, Maria; HAIGH, Thomas; KOZAK, Nadine I. Stopping fake news. Journalism Studies, Abingdon, v. 19, n. 14, p. 2062-2087, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1461670X.2017.1316681. Acesso em: 9 dez. 2021.

JANSEN, Sue. Ambiguities and imperatives of market censorship: the brief history of a critical concept. Westminster Papers in Communication and Culture, [London], v. 7, n. 2, p. 12-30, 2010. Disponível em: https://www.westminsterpapers.org/article/id/146/. Acesso em: 9 dez. 2021.

LESSIG, Lawrence. Code version 2.0. New York: Basic Books, 2006.

MACAVANEY, Sean et al. Hate speech detection: Challenges and solutions. PLOS ONE, [San Francisco], v. 14, n. 8, ago. 2019. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article/file?id=10.1371/journal.pone.0221152&type=printable. Acesso em: 9 dez. 2021

NALON, Tai; RIBEIRO, Amanda. Como sete sites lucraram com anúncios no Google ao publicar

desinformação sobre a pandemia. Aos Fatos, [s. l.], 21 maio 2020. Disponível em: https:// www.aosfatos.org/noticias/como-sete-sites-lucraram-com-anuncios-no-google-ao-publicar desinformacao-sobre-pandemia. Acesso em: 30 dez. 2021.

NAPOLITANO, Carlo José; STROPPA, Tatiana. O Supremo Tribunal Federal e o discurso de ódio nas redes sociais: exercício de direito versus limites à liberdade de expressão. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, DF, v. 7, n. 3, 2017, p. 313-332. Disponível em: https://www.publicacoes.uniceub.br/RBPP/article/view/4920. Acesso em: 9 dez. 2021.

OLIVEIRA, André Soares; GOMES, Patrícia Oliveira. Os limites da liberdade de expressão: fake news como ameaça à democracia. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, v. 20, n. 2, p. 93-118, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8697526. Acesso em: 30 out. 2023.

PAGANOTTI, Ivan. “Notícias falsas”, problemas reais: propostas de intervenção contra noticiários fraudulentos. In: COSTA, Maria Cristina Castilho; BLANCO, Patrícia (org.). Pós-tudo e crise da democracia. São Paulo: ECA-USP, 2018, p. 96-105. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/274/245/1081. Acesso em: 9 dez. 2021.

REBS, Rebeca Recuero; ERNST, Aracy. Haters e o discurso de ódio: entendendo a violência em sites de redes sociais. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 2, p. 24-44, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1014. Acesso em: 9 dez. 2021.

RIBEIRO, Amanda. Sites de fake news foram os mais populares em grupos de WhatsApp nas eleições. Aos Fatos, [s. l.], 1 ago. 2019. Disponível em: https://www.aosfatos.org/noticias/sites-de-fake-news-foram-os-mais-populares-em-grupos-de-whatsapp-nas-eleicoes. Acesso em: 30 dez. 2021.

RIBEIRO, Manoel Horta et al. “Everything I Disagree With is #Fake News”: Correlating Political Polarization and Spread of Misinformation. In: DATA SCIENCE + JOURNALISM, 17.,, 2017, Halifax. Proceedings [...]. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1706.05924. Acesso em: 30 dez. 2021.

RIBEIRO, Márcio Moretto; ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. SUR, São Paulo, n. 27, v. 15, n. 27, p. 71-83, 2018. Disponível em: https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2018/07/sur-27-portugues-marcio-moretto-ribeiro-pablo-ortellado.pdf. Acesso em: 30 dez. 2021.

ROSS, Andrew S.; RIVERS, Damian J. Discursive Deflection: Accusation of “Fake News” and the Spread of Mis- and Disinformation in the Tweets of President Trump. Social Media + Society, Thousand Oaks, v. 4, n. 2, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/2056305118776010. Acesso em: 9 dez. 2021.

SANTOS, Márcio. LTWEET: Ferramenta de extração do TWITTER. Versão beta. Labcom Digital, [São Luiz], 2019. Disponível em: https://www.labcomdata.com.br. Acesso em: 1 set. 2020.

SCHÄFER, Gilberto; LEIVAS, Paulo Gilberto Cogo; SANTOS, Rofrigo Hamilton dos. Discurso de ódio: da abordagem conceitual ao discurso parlamentar. Revista de Informação Legislativa, Brasília, DF, v. 52, n. 207, p. 143-158, 2015. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/52/207/ril_v52_n207_p143. Acesso em: 30 dez. 2021.

SILVA, Rosane Leal et al. Discursos de ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira. Revista Direito GV, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 445-468, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdgv/a/QTnjBBhqY3r9m3Q4SqRnRwM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 dez. 2021.

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Imprensa livre é remédio contra “fake news”. Jornal da USP, São Paulo, 2 abr. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/imprensa-livre-remedio-contra-fake-news. Acesso em: 30 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Campanha pelo cancelamento da conta usada pelo youtuber Olavo de Carvalho na plataforma PagSeguro]. [S. l.], 7 jul. 2020a. Facebook: sleepinggiantsbrasil. Disponível em: https://www.facebook.com/sleepinggiantsbrasil/posts/154986006226419. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Definição de “discurso de ódio” pela Cambridge Dictionary]. [S. l.], 17 set. 2020b. Facebook: sleepinggiantsbrasil. Disponível em: https://www.facebook.com/sleepinggiantsbrasil/photos/a.118900033168350/181118216946531. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Definição de “discurso de ódio” pela Hate Detector da UFRGS]. [S. l.], 1 out. 2020c. Facebook: sleepinggiantsbrasil. Disponível em: https://www.facebook.com/sleepinggiantsbrasil/photos/a.118900789834941/185474979844188. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Definição de “discurso de ódio” pela Irish Prohibition of Incitement to Hatred Act]. [S. l.], 1 out. 2020d. Facebook: sleepinggiantsbrasil. Disponível em: https://www.facebook.com/sleepinggiantsbrasil/photos/a.118900789834941/185475043177515. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Definição de “discurso de ódio” pela Lei Gayssot]. [S. l.], 1 out. 2020e. Facebook: sleepinggiantsbrasil. Disponível em: https://www.facebook.com/sleepinggiantsbrasil/photos/a.118900789834941/185475006510852. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Definição de “discurso de ódio” pela Organização das Nações Unidas]. [S. l.], 17 set. 2020f. Facebook: sleepinggiantsbrasil. Disponível em: https://www.facebook.com/sleepinggiantsbrasil/photos/a.118900033168350/181118220279864. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Definição de “discurso de ódio” pela Wikipedia chinesa]. [S. l.], 23 set. 2020g. Facebook: sleepinggiantsbrasil. Disponível em: https://www.facebook.com/sleepinggiantsbrasil/photos/a.118900033168350/183003090091377. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB aponta Jornal da Cidade Online como primeiro alvo]. [S. l.], 18 maio 2020h. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1262428487182430209. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB justifica alvo com link para agência de checagem]. [S. l.], 18 maio 2020i. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1262429043456192512. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre a “diferença entre posicionamento político e propaganda de Fake news”]. [S. l.], 23 jun. 2020j. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1275491991023992839. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre a “lucratividade em sites que promovem de desinformação”]. [S. l.], 21 maio 2020k. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1263520530357006337. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre “as definições de discurso de ódio em alguns países”]. [S. l.], 1 out. 2020l. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1311686170921840646. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre “boicote ao jornalismo independente”]. [S. l.], 21 maio 2020m. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/12635338914297218. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre “grupos de ódio”]. [S. l.], 20 ago. 2020n. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1296470772316286978. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre “liberdade na internet”]. [S. l.], 20 ago. 2020o. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1296470789068328962. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre “lucro embasado em discurso de ódio e desinformação”]. [S. l.], 4 jul. 2020p. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1279589034185109506. Acesso em: 9 dez. 2021.

SLEEPING GIANTS BRASIL. [Tweet do SGB sobre “vinculação de anúncios em sites”]. [S. l.], 19 maio 2020q. Twitter: @slpng_giants_pt. Disponível em: https://twitter.com/slpng_giants_pt/status/1262899803048030208. Acesso em: 9 dez. 2021.

SROUR, Robert Henry. Por que empresas eticamente orientadas? Organicom, São Paulo, v. 5, n. 8, p. 59-67, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138967. Acesso em: 9 dez. 2021.

TANDOC JR., Edson C.; LIM, Zheng Wei; LING, Richard. Defining “Fake News”: A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, Abingdon, v. 6, n. 2, p. 137-153, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2017.1360143. Acesso em: 9 dez. 2021.

UNITED NATIONS. Strategy and plan of action on hate speech. New York: United Nations Office on Genocide Prevention and the Responsibility to Protect, 2019. Disponível em: https://www.un.org/en/genocideprevention/hate-speech-strategy.shtml. Acesso em: 30 dez. 2021.

WALLACE, Arturo. Como as redes sociais bloquearam Trump e por que isso gerou um grande debate sobre liberdade de expressão. BBC News, [s. l.], 14 jan. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55664816. Acesso em: 30 dez. 2021.

ZUCKERMAN, Ethan. Stop saying “fake news”. It’s not helping. My Heart’s in Accra, [s. l.],30 jan. 2017. Disponível em: https://ethanzuckerman.com/2017/01/30/stop-saying-fake-news-its-not-helping. Acesso em: 30 dez. 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Edição

Seção

Artigos