AQUILOMBAMENTOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS:

RETERRITORIALIZAÇÕES SIMBÓLICAS NA FOTOGRAFIA NEGRA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i3.45810

Palavras-chave:

Fotografia, aquilombamento, fotógrafos negros contemporâneos

Resumo

Este artigo busca investigar como o coletivo de fotógrafos negros Afrotometria utiliza de práticas ancestrais e tecnologias sociais de aquilombamento enquanto tática de contestação estética do regime de representação antirracista. O objetivo é traçar um panorama sobre as dimensões estratégicas em um regime de visibilidade, representação e modos de presença. Tece reflexões sobre as relações estabelecidas entre as ações autênticas de organização e resistência negra brasileira quilombista com as formas de coletividade artística em torno da presença afro-diaspórica na arte. A partir de entrevistas, analisa a possibilidade de novos lugares de enunciação na fotografia negra contemporânea brasileira.

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Biografia do Autor

Daniel Meirinho, UFRN

Professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN) e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL, Portugal). Mestre em Comunicação e Artes pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH UNL, Portugal). Líder do Grupo de Pesquisa VISU - Laboratório de Práticas e Poéticas Visuais.

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Publicado

2022-05-02