Comunicação em parcerias locais para a promoção do emprego – um estudo de caso sobre responsabilidade social dos agentes empresariais
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i1.4539Resumo
Neste artigo analisamos a responsabilidade social dos agentes empresariais em projectos locais de promoção do emprego, tendo por base a metodologia de estudo de caso. A parceria constitui uma forma de comunicação organizacional e horizontal. Esta abordagem conceptual permite complementar a abordagem de rede na medida em que centra a atenção em pressupostos-chave na relação entre actores que têm tradução na dinâmica de determinado projecto. As actividades de responsabilidade social dos agentes empresariais têm um carácter voluntário e visam intervir para promover a inserção social. No projecto Formart, os agentes empresariais revelaram um envolvimento limitado e uma dinâmica pontual de parceria. Nos projectos À Medida e Le Cheile, o envolvimento e a dinâmica de parceria dos agentes empresariais foram traduzidos em tarefas-chave de formação e de ligação ao mercado de emprego, ainda que estes agentes não tenham adoptado métodos de trabalho nas respectivas instituições de origem e também tenham revelado a reflexão isolada sobre os objectivos dos projectos. A comunicação vertical «de cima para baixo» corresponde ao enquadramento operacional das políticas de emprego para a implementação dos programas públicos dirigidos a este tipo de projectos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.