WHAT THE F*CK, SPOTIFY?

RUPTURAS NA PERFORMANCE DE GOSTO E ATIVIDADE ALGORÍTMICA NA RETROSPECTIVA 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i1.45308

Palavras-chave:

Retrospectiva Spotify, Performance de gosto, Algoritmos

Resumo

Partindo da análise das manifestações de insatisfação de usuários do Spotify no Twitter com o resultado da Retrospectiva de 2019, pretende-se investigar como a atuação dos algoritmos nas plataformas de streaming de música pode agenciar a prática sonora dos ouvintes, tendo o gosto musical como um dos principais marcadores da fruição musical no ambiente digital. O artigo promove um resgate do conceito de performance de gosto e busca repensá-lo a partir das dinâmicas que compõem os estudos de plataforma, questionando em que medida a atuação do não humano é passível de falhas e rupturas que ocasionam tensionamentos entre os resultados da plataforma e a coerência expressiva que o usuário busca construir em direção às suas preferências musicais.

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Biografia do Autor

Simone Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação. Foi professora visitante no Departamento de Música do King's College, London,U.K. (bolsa CAPES estágio sênior, 2015/2016) e na McGill University, Montreal (2008), Canadá, também com bolsa de pós-doutorado CAPES. Tem experiência na área de Comunicação, Cultura e Tecnologias, com ênfase em pesquisas e publicações na sub-área temática de som, música, cultura pop, fãs e entretenimento na cibercultura. É pesquisadora do CNPq desde o ano de 2000 e sua pesquisa atual intitula-se "Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais." Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense entre 2009-2013; e participou da Diretoria da Compós do biênio 2003/2005

Régis Wendel Rabelo Luccas, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense (2016). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (Bolsa Capes mestrado 2019) na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Possui experiência nas áreas de Comunicação, Pesquisa de Mídia e de Mercado. Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: Comunicação e cultura, música e tecnologias da Comunicação, mídia e comportamento, estudos de mídia e estudos de plataforma.

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Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

Artigos