ESCUTA MUSICAL:

COMUNICAÇÃO E AGENCIAMENTOS DE DIFERENÇA – HIBRIDEZ E SUL GLOBAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i1.44527

Palavras-chave:

Escuta Musical, Sul Global, Diferença, Oficinas, Música Pop

Resumo

Este artigo analisa a experiência comunicacional de oficinas de escuta musical. As músicas usadas nas atividades valorizam entremeios semióticos, culturais e estéticas do Sul Global. O caminho teórico-metodológico propõe abordar os regimes da música pop ao demostrar os critérios de escolha de algumas obras híbridas, posicionadas em fronteiras culturais; levar essas produções musicais às oficinas; identificar os saberes e perspectivas culturais acionados nos processos comunicacionais da escuta; e propor uma análise semiótica que aproxima dados empíricos das oficinas e a enunciação das obras. O objetivo deste trabalho é considerar som e escuta como experiência comunicacional de diferenças e alteridade, capaz de atualizar a memória midiática e os regimes da música pop nas mídias.

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Biografia do Autor

Nilton Faria, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente é professor substituto no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Herom Vargas, Universidade Metodista de São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de S. Paulo – UMESP, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP,

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Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

Artigos