Mundialização e comunicação: para além do rádio analógico // Globalization and Communication: In addition to analog radio

Autores

  • Cláudia Figueiredo Modesto UFJF
  • Márcio de Oliveira Guerra UFJF

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i1.4027

Palavras-chave:

Rádio, Internet, Linguagem Sonora.

Resumo

As novas plataformas da comunicação e da informação têm sido responsáveis, entre tantas coisas, pela redescoberta do áudio como uma linguagem rica de possibilidades. Este processo poderia ser classificado como uma transmutação do rádio analógico em áudio digital, capaz de adaptar-se a diferentes ambientes midiáticos e dialogar com outras linguagens. As mudanças e inovações tecnológicas na comunicação estão levando a uma redefinição das mídias e novas conceituações da linguagem sonora. Este artigo se debruça sobre os avanços tecnológicos do rádio e as novas plataformas de comunicação que surgiram na sociedade da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Figueiredo Modesto, UFJF

Especialista em Globalização, Mídia e Cidadania (UFJF), docente da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e mestranda do PPGCom Comunicação e Identidades, da UFJF

Márcio de Oliveira Guerra, UFJF

Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ), Doutor em Comunicação (UFRJ), Professor colaborador do PPGCom UFJF, professor da especialização do curso Comunicação Empresarial e do curso de Televisão, Rádio e Mídias Digitais da Facom (UFJF), professor da graduação UFJF

Downloads

Publicado

2011-05-31