Fotografia contemporânea – corpo, percepção e imagem

Autores

  • Antonio Pacca Fatorelli Escola de Comunicação/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i1.3702

Resumo

O debate contemporâneo acerca das novas tecnologias implicadas nos circuitos de produção, difusão e recepção de imagens reanima algumas proposições sugeridas por Henri Bergson no contexto das relações não mediadas entre sujeito e objeto. Na atual conjuntura, é pertinente indagar a respeito do modo como as mediações maquínicas, eletrônicas e digitais, estariam atuando na ação perceptiva para reconfigurar os lugares tradicionalmente ocupados pelo sujeito e pelo objeto. Pretende-se dimensionar, a partir das contribuições teóricas de Henri Bergson e Mark Hansen, as repercussões associadas à imagem fotográfica a partir do grau de automatismo e da indicialidade como modo de contribuição ao enfrentamento das questões que envolvem o corpo e a percepção das imagens na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Antonio Pacca Fatorelli, Escola de Comunicação/UFRJ

Prof. Assistente do PPGCOM e do Departamento de Expressão e Linguagens da ECO/UFRJ. É coordenador do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital da Central de Produção Multimídia (CPM) e pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ). Publicou recentemente os livros 'Limiares da Imagem – tecnologia e estética na cultura contemporânea' e 'Fotografia e Novas Mídias'. Desenvolve atualmente os projetos 'Entre o instantâneo e a duração', e 'Transcinema: fotografia e cinema nas imagens interativas', apoiado pela FAPERJ, e participa do projeto integrado 'Cinema no campo ampliado: entre cinema e arte contemporânea', financiado pelo CNPq.

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Publicado

2010-09-06

Edição

Seção

Artigos