Fotografia contemporânea – corpo, percepção e imagem
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i1.3702Resumo
O debate contemporâneo acerca das novas tecnologias implicadas nos circuitos de produção, difusão e recepção de imagens reanima algumas proposições sugeridas por Henri Bergson no contexto das relações não mediadas entre sujeito e objeto. Na atual conjuntura, é pertinente indagar a respeito do modo como as mediações maquínicas, eletrônicas e digitais, estariam atuando na ação perceptiva para reconfigurar os lugares tradicionalmente ocupados pelo sujeito e pelo objeto. Pretende-se dimensionar, a partir das contribuições teóricas de Henri Bergson e Mark Hansen, as repercussões associadas à imagem fotográfica a partir do grau de automatismo e da indicialidade como modo de contribuição ao enfrentamento das questões que envolvem o corpo e a percepção das imagens na contemporaneidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.