História de uma crise: a crítica de cinema na esfera pública virtual
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i2.3642Resumo
Graças às condições de produção e circulação de conteúdo informativo, proporcionadas pela evolução tecnológica da Internet, a versão virtual e cibernética do conceito de esfera pública (Eagleton, 1991) começa a ganhar contornos mais concretos. Este artigo pretende analisar este fenômeno, tomando como objeto de estudo a crise observada na crítica de cinema contemporânea. Parte-se da hipótese de que a crítica atual passa por uma migração, mudando-se da mídia clássica (jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão) para o ciberespaço, onde pode resgatar pelo menos uma parte de sua função social de resistência cultural. Esta alteração de território possui, porém, um aspecto negativo, que é a padronização dos discursos gerados pelos críticos, em parte graças à circulação veloz e ilimitada de conteúdo gerada pela Web.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.