A OBJETIVIDADE JORNALÍSTICA POR APROXIMAÇÃO OU COMO RITUAL ESTRATÉGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i2.35543

Palavras-chave:

Objetividade Jornalística, Intersubjetividade, Ritual Estratégico.

Resumo

Este artigo apresenta dois posicionamentos teóricos possíveis frente à questão da objetividade jornalística: a intersubjetividade (MEYER, 1989; SPONHOLZ, 2009) e a objetividade como ritual estratégico (TUCHMAN, 1999). Por meio de revisão crítica de literatura do gênero narrativa, é possível observar que esses são dois caminhos possíveis e bastante distintos para se responder o que está em jogo quando o jornalista reivindica a objetividade para si. No primeiro, é preciso discutir, antes de qualquer coisa, o fundamento ontológico do mundo em que vivemos e qual é a melhor maneira de se conhecer a realidade. Na segunda perspectiva, o jornalista segue uma série de procedimentos, não porque assim acredita que vai acessar a objetividade, mas porque essa metodologia é um modo de defesa contra os riscos da profissão. Como resultados, podemos indicar que, no intersubjetivismo, o compromisso da atividade jornalística é com os acontecimentos, independentemente de interpretação subjetiva. A presença de variados pontos de vista é, na verdade, uma estratégia de aproximação com o que ocorreu. Como não resulta de nenhuma compreensão ontológica da existência, para o ritual estratégico, o que importa quando se trata de objetividade, é o jornalista se resguardar da exposição e deixar que os fatos “falem por si mesmos”, como se isso fosse uma operação possível. É nesse sentido que se evidencia a importância de embasamento ontológico na antiga, e ainda pertinente, discussão sobre objetividade jornalística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Paes Henriques, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor em Filosofia pela UFRJ e Pós-Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É professor no Departamento de Comunicação Social da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, na mesma Universidade.

Referências

AMARAL, Luiz. A objetividade jornalística. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1996.

BENTELE, G. Wie wirklich ist die Medienwirklichkeit?: Einige Anmerkungen zum Konstruktivismus und Realismus in der Kommunikationswissenschaft. In Bentele, G. & Rühl, M. (Hg.). Theorien öffentlicher Kommunikation: Problemfelder, Positionen, Perspektiven Broschiert. Münschen: Ölschläger, 1993.

GAUTHIER, Gilles; COSTA, Andriolli de Brites da. A verdade: visada obrigatória ao jornalismo. Estudos em jornalismo e mídia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 204-215, 2015.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2012.

GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.

GUERRA, Josenildo. O percurso interpretativo na produção da notícia: verdade e relevância como parâmetros de qualidade jornalística. São Cristóvão: Editora da UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2008.

HENRIQUES, Rafael Paes. O conceito de objetividade segundo os jornalistas de Vitória-ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 17., 2019, Goiânia. Anais […]. São Paulo: SBPJor, 2019.

MEYER, Philip. A ética no jornalismo: um guia para estudantes, profissionais e leitores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

MORETZSOHN, Sylvia. “Profissionalismo” e “objetividade”: o jornalismo na contramão da política. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 9., 2000, Rio de Janeiro. Anais […]. Campinas: Galoá, 2000.

MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos: jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.

TAMBOSI, Orlando. Elementos para uma epistemologia do jornalismo. Intercom, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 40-52, 2003.

TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson (org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. 2. ed. Lisboa: Vega, 1999. p. 74-90.

VALFRÉ, Vinícius. Renato Casagrande: assumimos o estado em condições de precariedade. Gazetaonline, Vitória, 11 mar. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3GttP5D. Acesso em: 13 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Artigos