Legado e Herança das agências de notícias para o jornalismo na web
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i1.3518Palavras-chave:
Agências de notícias, Jornalismo, InternetResumo
Este artigo aborda, de modo comparativo, a definição das características operacionais formadas no percurso histórico das agências de notícias e como esse quadro pode gerar práticas sincronizadas entre as esferas do jornalismo e da tecnologia, desdobrando-se, por exemplo, para o jornalismo na web. Em um segundo momento, buscamos indicar algumas tendências de investigação do problema presentes nas correntes teóricas atuais. Após identificadas essas características procuramos indicar a permanência e o balanceamento do conjunto de atividades das agências com a gama de possibilidades permitidas por redes tecnológicas de informação mais flexíveis, abertas e participativas como a internet. Por fim, indicamos possibilidades de continuidades, potecializações e rupturas presentes nesse percurso histórico e tecnológico, bem como a importância e desdobramento para o campo do jornalismo em redes digitais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.