As narrativas do corpo saudável na era da Grande Saúde
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v0i0.3505Palavras-chave:
Corpo saudável, Biopolítica, Discurso, Mídia semanal.Resumo
Este estudo integra os estudos de elaboração da hipermídia “A invenção do Outro e do Mesmo na mídia semanal”, em que o eixo principal da pesquisa é riqueza (e sucesso) X miséria (e violência) (lembrando que riqueza e miséria são as duas grandes produções do capitalismo global). Neste artigo estudaremos as construções temáticas e figurativas do corpo saudável na mídia semanal. Qual é o corpo saudável proposto nas reportagens de capa? Como o leitor deve construí-lo, o que deve fazer? Como devem ser ultrapassados os limites do corpo? Para tanto, examinaremos as reportagens que tematizam, de acordo com palavras de ordem e enquadramentos discursivos específicos, não só o papel das academias de ginástica, da cirurgia plástica, dos tratamentos estéticos, mas também dos tratamentos e exercícios alternativos e terapias psicológicas e, de um modo mais amplo, a construção de uma socialização contemporânea posta na direção de um imperativo superegóico que afirma o gozo no mundo do consumo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.