Solidão povoada: viagens silenciosas no metrô do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i2.3493Palavras-chave:
Processos comunicativos, Transporte coletivo, Espaço urbano, Metrô (Rio de Janeiro)Resumo
Neste trabalho procuro apontar algumas características do espaço de um sistema metroviário, examinando seu mobiliário específico e suas determinantes operacionais. Descrevo então como essas características se realizam localmente no metrô do Rio de Janeiro e como se produz ali um meio social marcado pela diversidade. Em seguida, dadas as características físicas e sociais desse equipamento coletivo, exploro as modalidades comunicativas presentes nas viagens solitárias, freqüentemente silenciosas, que reúnem os usuários do metrô do Rio de Janeiro.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.