Movimentos sociais e interação comunicativa:A formação da comunicação sem sujeito
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3486Palavras-chave:
Movimentos sociais, Deliberação Pública, HanseníaseResumo
Este artigo discute o papel dos movimentos sociais no processo de construção de reivindicações amplas e publicamente consistentes. Com base nas noções de deliberação pública e de comunicação sem sujeito, procura-se evidenciar a importância de atores coletivos como catalisadores de interações, capazes de inserir sujeitos em redes discursivas formadas pelo cruzamento de múlti¬plos âmbitos interacionais. É na interseção dessas instâncias relacionais que a coletividade constrói suas questões e demandas, politizando os problemas vivenciados cotidianamente. Para ilustrar as discussões conceituais, recorre-se ao Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), apresentando algumas falas proferidas por seus membros em diferentes âmbitos interacionais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.