Dos efeitos fortes à hipótese de percepção do efeito de terceira pessoa: uma verificação empírica

Autores

  • Edson Dalmonte

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3480

Palavras-chave:

Teorias da comunicação, Efeitos, Efeito de terceira pessoa

Resumo

Faz-se um reposicionamento conceitual dos estudos acerca dos efeitos da comu¬nicação social, apresentando-se a retomada desses estudos, na tradição norte-americana. Trabalha-se com duas hipóteses principais: 1) a hipótese de percepção do efeito de terceira pessoa, segundo a qual o indivíduo, ao ser perguntado sobre os efeitos negativos da mídia, atribui ao outro a possibilidade de sofrer esses efeitos; 2) ao vislumbrar essa possibilidade de efeitos presumidos, o indivíduo torna-se favorável ao controle dos conteúdos midiáticos. Essas hipóteses são testadas empiricamente por meio da aplicação de 214 questionários, que são analisados com base no programa estatístico SPSS. A partir da manipulação dos dados, tem-se a comprovação das hipóteses.

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Biografia do Autor

Edson Dalmonte

Doutorando em comunicação e cultura, linha de pesquisa “Análise aos produtos midiáticos” - Facom/UFBA; Mestre em Comunicação - UMESP; Bacharel em Jor¬nalismo - UFES; Coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia, professor de Teorias da Comunicação e editor da Revista Diálogos Possíveis.

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Publicado

2009-07-22

Edição

Seção

Artigos