Dos efeitos fortes à hipótese de percepção do efeito de terceira pessoa: uma verificação empírica
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3480Palavras-chave:
Teorias da comunicação, Efeitos, Efeito de terceira pessoaResumo
Faz-se um reposicionamento conceitual dos estudos acerca dos efeitos da comu¬nicação social, apresentando-se a retomada desses estudos, na tradição norte-americana. Trabalha-se com duas hipóteses principais: 1) a hipótese de percepção do efeito de terceira pessoa, segundo a qual o indivíduo, ao ser perguntado sobre os efeitos negativos da mídia, atribui ao outro a possibilidade de sofrer esses efeitos; 2) ao vislumbrar essa possibilidade de efeitos presumidos, o indivíduo torna-se favorável ao controle dos conteúdos midiáticos. Essas hipóteses são testadas empiricamente por meio da aplicação de 214 questionários, que são analisados com base no programa estatístico SPSS. A partir da manipulação dos dados, tem-se a comprovação das hipóteses.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.