NO PRINCÍPIO, ERA O VERBO:
AS BÍBLIAS DE SÉRIES NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO TELEVISIVA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i1.34471Palavras-chave:
Bíblias de Séries, Ficção Seriada, Produção TelevisivaResumo
O objetivo deste artigo é analisar as chamadas bíblias de séries, documentos de apresentação do projeto de uma ficção televisiva para players do mercado potencialmente interessados em sua produção. Embora já sejam bastante utilizadas na indústria televisiva, há pouca referência bibliográfica sobre o tema em larga escala, restrita aos manuais de roteiro e de produção. Partindo, portanto, de uma metodologia comparativa-descritiva, vamos cotejar um conjunto de bíblias de séries disponíveis em sites especializados, para, assim, detectar os seus elementos estruturantes e propor um modelo esquemático de organização das informações, capaz de servir de referência prático-teórica no desenvolvimento de séries ficcionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcel Vieira Barreto Silva, Larissa Nascimento Lopes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.