A religião do contato:estratégias discursivas dos novos “templos midiáticos"
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v2i2.3412Palavras-chave:
Processos midiáticos, Religiosidades, Televisão, Discursos.Resumo
Com base em pesquisa de teleemissões veiculadas, no período de 2002/2004, estudase, além dos diferentes formatos de permanência da religião na esfera pública no Brasil, as estratégias de embate religioso – Igrejas Evangélica e Católica – no sentido de uma nova configuração do mercado religioso. Descreve-se os dispositivos midiáticos para fazer face aos diferentes sintomas que neles se apresentam, através de demandas e de buscas de processos de curas às diferentes formas de mal-estar, que acometem a saúde do corpo e da mente dos indivíduos que se expõe aos programas. Não se trata mais da prédica de uma religião abstrata, mas aquela que, fundando-se na ‘economia do contato’, trata de transformar o lócus midiático em ambiente de consolo, atendimento e de terapeutização.Downloads
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