Direção de arte em Zama e Joaquim como materialização de identidades híbridas latino-americanas // Zama and Joaquim. Production design as materialization of Latin American hybrid identities

Autores

  • Ignacio Del Valle Dávila UNILA
  • Tainá Xavier UNILA

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i3.33670

Palavras-chave:

Diferença Colonial, Direção de arte, Zama, Joaquim

Resumo

O presente artigo visa analisar as operações estéticas e narrativas envolvidas no processo de materialização mobilizado pela direção de arte na construção do espaço cênico e caracterização dos personagens Zama (Daniel Giménez Cacho) e Joaquim (Julio Machado) nos filmes homônimos a esses personagens, lançados em 2017 e dirigidos por Lucrecia Martel e Marcelo Gomes, respectivamente. Por retratarem representantes das Coroas Espanhola e Portuguesa nascidos na colônia os filmes apresentam jogos de construção indentitária de seus protagonistas no limite entre a afirmação da distinção do colonizador e suas próprias experiências materiais em território colonial, expressos através de sistemas significantes visuais operados pelos figurinos e caracterização de personagens, ambientação e objetos de cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ignacio Del Valle Dávila, UNILA

Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e professor colaborador da pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Cinema e Mestre em Artes do Espetáculo e Mídias, ambos pela Université Toulouse 2. Entre 2015 e 2016 fez pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp com uma bolsa PNPD-CAPES. Entre 2013 e 2015 realizou um pós-doutorado em História na USP, com uma bolsa da FAPESP. É autor dos livros Cámaras en trance: el nuevo cine latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental (2014) e Le Nouveau Cinéma Latino-américain (1960-1974) (2015). Publicou trabalhos acadêmicos no Brasil, França, Canadá, México, Espanha, Argentina, Chile, Estados Unidos e Reino Unido.

Tainá Xavier, UNILA

Tainá Xavier é doutoranda em Cinema e Audiovisual no PPGCINE da Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é diretora financeira do FORCINE - Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e professora licenciada do magistério superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, onde implantou o projeto de extensão Dar a Ver - Núcleo de estudo e formação em funções de apoio à direção de arte audiovisual. Desenvolve pesquisas sobre direção de arte, cinema latino-americano e ensino de cinema e audiovisual. Atua há mais de 20 anos em projetos de direção e produção de arte para cinema e televisão. Recentemente assinou a direção de arte dos longas-metragens "Pasajeras" de Fran Rebelatto e “O Homem Onça” (título provisório), de Vinícius Reis, ambos em fase de pós-produção. Fez direção de arte de diversos longas e curtas-metragens, na TV, foi responsável pela direção de arte de séries exibidas no Canal Brasil e no Canal Futura, além de ter participado da produção de arte de programas da TV Globo entre 1997 e 2008.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Edição

Seção

Dossiê Temático