Rogério Sganzerla e Edgardo Cozarinsky: confluências e sintonias entre a atividade crítica e a realização cinematográfica // Rogério Sganzerla and Edgardo Cozarinsky: confluences and sintonies between critical activity and cinematographical achievement

Autores

  • Estevão de Pinho Garcia Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i3.33264

Palavras-chave:

Sganzerla e Cozarinsky, cinema brasileiro e cinema argentino, cinema moderno

Resumo

O brasileiro Rogério Sganzerla e o argentino Edgardo Cozarinsky, o primeiro em São Paulo, o segundo em Buenos Aires, vivenciaram no inicio dos anos 1960 o contexto cosmopolita da cinefilia, marcada pela leitura de revistas especializadas estrangeiras e pela assiduidade em cinemas, cineclubes e cinematecas. Tanto o brasileiro quanto o argentino se inserem na tríade composta por cinefilia/ crítica/ realização e a seguem passo a passo. O segundo estágio desse percurso, a atividade crítica em jornais e revistas, foi caracterizado, para ambos, por uma intensa admiração ao cinema moderno. Porém, quando passam para a realização cinematográfica no final da década de 1960 o cinema moderno, mundialmente, já estava em seu momento de crise e redefinição. O paradigma dos cinemas novos é então questionado. O “novo” transfere-se à categoria de “antigo”. Sganzerla, no Brasil, gradualmente aumenta as suas ressalvas ao Cinema Novo, seu anterior objeto de elogio. Cozarinsky, na Argentina, ao dirigir seu primeiro filme, colocará de maneira clara suas oposições ao grupo Cine Liberación. Nosso objetivo se configura em, por meio do exame de materiais publicados na imprensa entre 1968 e 1973, rastrear a origem da oposição de Sganzerla ao Cinema Novo e a origem das divergências de Cozarinsky ao Cine Liberación no momento em que ambos transitam da crítica para a realização de filmes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevão de Pinho Garcia, Instituto Federal de Goiás

Coordenador e professor do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto Federal de Goiás (IFG). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Guadalajara (UdG), México, e bacharel em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor visitante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Pesquisador atuante em pesquisas e publicações sobre o cinema latino-americano.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Edição

Seção

Dossiê Temático