Era o Hotel Cambridge: quando o documentário ocupa a ficção // Era o Hotel Cambridge: when documentary occupies fiction

Autores

  • Consuelo Lins Escola de Comunicação Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Caio Bortolotti Batista UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i2.32582

Palavras-chave:

alteridade, documentário, ficção, Era o Hotel Cambridge, Eliane Caffé

Resumo

este artigo propõe uma análise do filme Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2017) para compreender como os procedimentos colaborativos entre subjetividades heterogêneas que permeiam o fenômeno da ocupação são apropriados por uma equipe cinematográfica ao mesmo tempo incorporada pelo movimento de militância e mobilizada em suas lutas. Se esta é uma ficção produzida a partir de um local real, também aqui o local é reinventado no processo. A questão da alteridade pode ser percebida em várias camadas documentais, e a montagem de imagens “outras”, heterogêneas, reproduz uma política da estética que desestabiliza uma autoridade centralizada de enunciação do “outro” pelo “eu”.

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos