Dois dogmas da poética do storytelling televisual: transcendência culturalista e imanência mediática em Jason Mittell // Two dogmas of the poetics of televisual storytelling: culturalist transcendence and media imanence in Jason Mittell
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i2.32462Palavras-chave:
Ficção Seriada, Storytelling, Poética, Jason Mittell, Michael Z. NewmanResumo
Avalio aqui o modo como uma poética da narratividade audiovisual nos universos seriados da ficção televisiva parece uma opção heurística interessante, partindo do exame sobre as estratégias construídas por Jason Mittell para consolidar uma tal perspectiva de pesquisa. Considerando o modo como o percurso desse autor revela um débito excessivo com respeito a certas matrizes culturalistas do pensamento sobre a televisão, identifico as dificuldades implicadas em sua construção da ficção seriada, a partir de um recorte aproximadamente poético (sobretudo centrado nas estruturas narrativas desses produtos). Procuro então reconstruir o caminho de uma poética do storytelling televisual, seguindo as pistas daqueles autores que têm trabalhado esse problema a partir de uma imanência narratológica e poética da ficção seriadaDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.