Fotografia analógica hoje: em busca do ruído na imagem // Analog photography today: searching for noise in the image
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.30667Palavras-chave:
Fotografia analógica, ruído, fotografia contemporâneaResumo
Observa-se hoje um crescente interesse por imagens fotográficas feitas através da técnica analógica, supostamente obsoleta. Esse fenômeno se dá tanto no campo fotografia profissional (particularmente entre os fotógrafos inseridos no contexto da arte contemporânea), quanto em seu uso vernacular. Buscamos entender o que torna essas imagens ainda desejáveis, analisando alguns exemplos. Para tal, trazemos à luz discussões recentes acerca do impacto do digital para a fotografia levadas a cabo por autores contemporâneos (SOULAGES, LENOT, BAIO, FATORELLI, DOBAL) e usamos o conceito de ruído (HAINGE) para elucidar aquilo que acreditamos ser a característica predominante das fotografias analógicas produzidas atualmente: o desvio das normas associadas a uma “imagem correta”.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.