The hero of time: a propagação de conteúdos míticos em The legend of Zelda: ocarina of time // The hero of time: the propagation of mythic content in The legend of Zelda: ocarina of time

Autores

  • Arthur Carlos Franco Oliveira UFPR
  • Hertz Wendel De Camargo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.30610

Palavras-chave:

video game, The Legend of Zelda, mito, arquétipos, Jornada do Herói

Resumo

Analisando os arranjos narrativos das produções midiáticas atuais, é possível perceber que os mitos ainda se constituem como parte essencial de sua diegese e do imaginário coletivo. Partindo disso, esse artigo busca compreender como se dão a utilização de estruturas míticas na construção da narrativa e do universo do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Através de uma análise exploratória da estrutura diegética do jogo, foi possível concluir que a franquia agrega estruturas míticas referentes à criação do Universo e à Jornada do Herói para criar sua própria mitologia, atualizando e perpetuando conceitos culturais e arquetípicos presentes no domínio do simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Carlos Franco Oliveira, UFPR

Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos