Convergências e apaziguamentos na música pop: quando funk, axé music e sertanejo se encontram na linha evolutiva da MPB // Convergences and appeasement in pop music: when funk, axé music and sertanejo meet each other in the evolutionary line of MPB

Autores

  • Cláudio Rodrigues Coração Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • William David Vieira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.30547

Palavras-chave:

gêneros musicais, cenas musicais, MPB.

Resumo

Neste artigo, analisamos movimentos de entrada executados por determinados artistas de gêneros e cenas musicais distintos na chamada linha evolutiva da MPB . Tais ocorrências revelam tensões mercadológicas e de representatividade na fonografia brasileira e também o esvaziamento destas. Travamos metodologicamente nossa investigação partindo da concepção de pretensão à legitimidade cultural, acionada aqui como referência à conquista de espaço desses gêneros e cenas. Esclarecem esses movimentos de convergência e apaziguamento das tensões os videoclipes das canções Cheguei Pra Te Amar, com Ivete Sangalo e MC Livinho, Ta Tum Tum, com Simone & Simaria e Kevinho, e Sua Cara, com Major Lazer, Anitta e Pabllo Vittar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Rodrigues Coração, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Comunicação: meios e processos audiovisuais pela ECA/USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa Quintais: cultura da mídia, arte e política (CNPq/UFOP).

William David Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCom/UFMG), com bolsa CAPES, e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisador dos grupos “Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência” (UFMG/CNPq) e “Quintais: Cultura da Mídia, Arte e Política” (UFOP/CNPq). E-mail: williamdavidvieira@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Edição

Seção

Artigos