Convergências e apaziguamentos na música pop: quando funk, axé music e sertanejo se encontram na linha evolutiva da MPB // Convergences and appeasement in pop music: when funk, axé music and sertanejo meet each other in the evolutionary line of MPB
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.30547Palavras-chave:
gêneros musicais, cenas musicais, MPB.Resumo
Neste artigo, analisamos movimentos de entrada executados por determinados artistas de gêneros e cenas musicais distintos na chamada linha evolutiva da MPB . Tais ocorrências revelam tensões mercadológicas e de representatividade na fonografia brasileira e também o esvaziamento destas. Travamos metodologicamente nossa investigação partindo da concepção de pretensão à legitimidade cultural, acionada aqui como referência à conquista de espaço desses gêneros e cenas. Esclarecem esses movimentos de convergência e apaziguamento das tensões os videoclipes das canções Cheguei Pra Te Amar, com Ivete Sangalo e MC Livinho, Ta Tum Tum, com Simone & Simaria e Kevinho, e Sua Cara, com Major Lazer, Anitta e Pabllo Vittar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.