Eleições e cobertura jornalística de 2018 nas capas do jornal O Estado do Maranhão 2018 // Election and journalist coverage on the newspaper cover O Estado do Maranhão

Autores

  • Sergio Luiz Gadini UEPG
  • Regilson Furtado Borges UEPG

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.29821

Palavras-chave:

Cobertura jornalística, Eleições 2018, Processos jornalísticos

Resumo

O artigo analisa a presença dos pré-candidatos ao governo do estado do Maranhão, por meio das chamadas na capa do jornal O Estado do Maranhão. O objetivo é identificar, durante os meses de março a julho de 2018, o tratamento que o diário dedica aos políticos que pretendem concorrer ao executivo estadual. Para tanto, adotou-se uma abordagem quantitativa para a análise de 131 capas do jornal no período mencionado, considerando apenas as chamadas que fazem menção aos nomes dos pré-candidatos ao pleito. Foram analisadas as categorias Tema da chamada; Formato das chamadas; Tema de campanha, e a valência. Os principais resultados do estudo mostram a presença de 222 chamadas de temas políticos e eleitorais, além de uma visibilidade significativa concedida apenas para alguns pré-candidatos.

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Biografia do Autor

Sergio Luiz Gadini, UEPG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG

Regilson Furtado Borges, UEPG

Mestrando em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

2021-03-11

Edição

Seção

Artigos