Eleições e cobertura jornalística de 2018 nas capas do jornal O Estado do Maranhão 2018 // Election and journalist coverage on the newspaper cover O Estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.29821Palavras-chave:
Cobertura jornalística, Eleições 2018, Processos jornalísticosResumo
O artigo analisa a presença dos pré-candidatos ao governo do estado do Maranhão, por meio das chamadas na capa do jornal O Estado do Maranhão. O objetivo é identificar, durante os meses de março a julho de 2018, o tratamento que o diário dedica aos políticos que pretendem concorrer ao executivo estadual. Para tanto, adotou-se uma abordagem quantitativa para a análise de 131 capas do jornal no período mencionado, considerando apenas as chamadas que fazem menção aos nomes dos pré-candidatos ao pleito. Foram analisadas as categorias Tema da chamada; Formato das chamadas; Tema de campanha, e a valência. Os principais resultados do estudo mostram a presença de 222 chamadas de temas políticos e eleitorais, além de uma visibilidade significativa concedida apenas para alguns pré-candidatos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.