Estudos de Televisão no Brasil: uma abordagem de autores/as e teorias // Television studies in Brazil: an authors and theories approach
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.28179Palavras-chave:
Teorias da Comunicação, Epistemologias da Comunicação, Televisão.Resumo
O artigo tem por objetivo mapear autoras/es e teorias utilizados como referência por pesquisadoras/es da área de Televisão no Brasil. O corpus selecionado inclui 67 artigos da Compós durante o período de 2006 a 2015, coletados dos GTs Fotografia, Cinema e Vídeo; Mídia e entretenimento; Produção de sentido na mídia, além do Estudos de Televisão. Essa incursão específica faz parte de uma pesquisa mais ampla que almeja identificar as teorias contemporâneas que dão base ao campo da Comunicação no país. A análise destaca dois eixos centrais nos estudos de TV: um primeiro que aponta para perspectivas teóricas centradas na linguagem, e um segundo, para abordagens preocupadas com a dimensão social da TV.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.