Encerramentos cotidianos: corpos implosivos em Lucrecia Martel // Daily closures: implosive bodies in Lucrecia Martel
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.28067Palavras-chave:
Novo Cinema Argentino, Mobilidades de vertigens, Paisagens anestésicas.Resumo
O presente estudo dedica-se a refletir a respeito de uma certa tendência do nadismo, constituinte ao Novo Cinema Argentino, decorrente de um país, por vezes, impregnado de duras políticas (rastros e restos dos períodos ditatoriais instituídos até 1983 e da implantação sucessora de um governo neoliberal). Identifica-se um clima de apatias e depressões que se inscreve nos presentes filmes em estudo (La Ciénaga (2001) e La Niña Santa (2004), de Lucrecia Martel). Assim, as personagens são enclausuradas no ambiente doméstico, acomodadas e tombadas numa reiteração horizontal dos corpos, oprimidos por normativas sociais em que as instituições familiares, políticas e religiosas se entrelaçam e criam quadriculamentos cotidianos – que não configuram saídas, apenas mobilidades de vertigens, acarretando em implosões e paisagens anestésicas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.