Encerramentos cotidianos: corpos implosivos em Lucrecia Martel // Daily closures: implosive bodies in Lucrecia Martel

Autores

  • Aline Vaz Universidade Tuiuti do Paraná
  • Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.28067

Palavras-chave:

Novo Cinema Argentino, Mobilidades de vertigens, Paisagens anestésicas.

Resumo

O presente estudo dedica-se a refletir a respeito de uma certa tendência do nadismo, constituinte ao Novo Cinema Argentino, decorrente de um país, por vezes, impregnado de duras políticas (rastros e restos dos períodos ditatoriais instituídos até 1983 e da implantação sucessora de um governo neoliberal). Identifica-se um clima de apatias e depressões que se inscreve nos presentes filmes em estudo (La Ciénaga (2001) e La Niña Santa (2004), de Lucrecia Martel). Assim, as personagens são enclausuradas no ambiente doméstico, acomodadas e tombadas numa reiteração horizontal dos corpos, oprimidos por normativas sociais em que as instituições familiares, políticas e religiosas se entrelaçam e criam quadriculamentos cotidianos – que não configuram saídas, apenas mobilidades de vertigens, acarretando em implosões e paisagens anestésicas.

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Biografia do Autor

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais – GRUDES (CNPq-PPGCom/UTP. Bolsista Capes/Prosup. E-mail: alinevaz900@gmail.com

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Coordenadora e docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais – GRUDES (CNPq-PPGCom/UTP). Email: sandrafischer@uol.com.br

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Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos