A paisagem potencializando a atmosfera filmica em Viajo porque preciso, volto porque te amo // The landscape enhancing the filmic atmosphere in Viajo porque preciso, volto porque te amo
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.26213Palavras-chave:
Paisagem, Espaço Cinematográfico, Atmosfera, Cinema Brasileiro, SertãoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a representação da paisagem no cinema contemporâneo brasileiro e sua capacidade de potencializar determinadas atmosferas. O cinema contemporâneo brasileiro, de ficção e não ficção, tem apostado na representação de paisagens muito diversas, do sertão nordestino às grandes cidade. Neste artigo retomamos os principais estudos sobre a representação do espaço no cinema e algumas noções sobre paisagem e atmosfera fílmica, que serão os aspetos analisados em Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), de Karim Ainouz e Marcelo Gomes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.