A ressignificação dos corpos na história recente das mulheres iranianas: poder e resistência // The resignification of bodies in the recent history of Iranian women: power and resistance

Autores

  • Luiza Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alexandre Rocha da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25992

Palavras-chave:

Irã, Mulher, Resistência.

Resumo

Este artigo aborda as relações de poder imbricadas nos discursos dos regimes pré- e pós-revolução no Irã no que diz respeito à ressignificação dos corpos das mulheres iranianas em ambos os períodos. A partir da perspectiva de Michel Foucault (1985) e de Joan Scott (1995), no que diz respeito ao binômio poder-saber e ao gênero enquanto categoria de análise, respectivamente, problematiza também os fenômenos desse recorte temporal para dar a ver o papel dessas mulheres enquanto sujeito ativo na produção de oposições e na ressignificação de si mesmas. Dessa maneira, o texto evidencia que a materialização compulsória dos corpos nunca é totalmente completa, pois necessita reiterar-se constantemente devido às resistências agenciadas por eles. A exemplo disso, neste texto, trazemos uma análise do véu em seus aspectos biolítico e disciplinar e como, na história recente iraniana, foi ele meio de resistência, mas também dispositivo de conformação e dominação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Integra a equipe do núcleo de Semiótica Crítica pertencente ao Grupo de Pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação - GPESC.

Alexandre Rocha da Silva, UFRGS

Alexandre Rocha da Silva possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), doutorado-sanduíche em Sémiotique - Centre d Étude de La Vie Politique Française (2002) e pós-doutorado na Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é pesquisador do CNPq (bolsista produtividade), professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-07-11