Sensorialidades queer no cinema contemporâneo: precariedade e intimidade como formas de resistência // Queer sensory in contemporary cinema: precariousness and intimacy as modes of resistance

Autores

  • Erly Vieira Jr UFES

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25957

Palavras-chave:

cinema e sensorialidade, língua menor, fenomenologia queer

Resumo

Ao propor uma “fenomenologia queer”, Sara Ahmed (2006) parte da ideia de que o “estar-no-mundo” queer seria caracterizado por diferenças no relacionamento entre corpos e espaços, em choque com uma lógica heteronormativa hegemônica que está sempre a reiterar a “impropriedade” com que tais corpos (e respectivos olhares) movimentam-se ou perambulam pelos espaços cotidianos. Partindo disso, podemos perceber como uma parte do cinema queer confere uma dimensão resistente a esses corpos e suas imagens, a partir de usos específicos da linguagem audiovisual, como a adoção de uma câmera-corpo e da visualidade háptica, sobrevalorizando uma experiência sensória capaz de reativar as memórias corporais de audiências. Penso essas “sensorialidades queer” como equivalentes audiovisuais da fenomenologia de Ahmed, de modo que este trabalho busca compreender como elas e suas linhas desviantes promoveriam, no cinema contemporâneo, uma partilha da intimidade desses corpos filmados junto ao espectador, estabelecendo conexões afetivas a partir da experiência da precariedade, sob a dimensão coletiva e política inerente às línguas/literaturas menores – ou seja, instrumentos de ação e resistência a partir do afeto e do desejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erly Vieira Jr, UFES

Professor do Departamento de Comunicação Social e dos Programas de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e Comunicação e Territorialidades (POSCOM) da UFES. Doutor em Comunicação e Cultural (UFRJ).

Downloads

Publicado

2018-07-11